O crescente aumento de juros e a alta de preços reduz o poder de compra e impacta o dia a dia dos trabalhadores. Energia elétrica, combustíveis, gás de cozinha e alimentos estão mais caros e dificultam o equilíbrio financeiro das famílias que vivem hoje uma crise sem precedentes.

Cenário diferente de 2020
Importante salientar que este ano, temos um cenário diferente de 2020, afinal, com o índice crescente de pessoas imunizadas e com uma realidade de mobilidade seguindo para uma nova fase de adequação com as novas regras do distanciamento e protocolos sanitários do Plano São Paulo, a economia deve tomar um novo fôlego. Frise-se que quanto a nossa saúde, de nossos familiares e amigos, a situação atual ainda exige mais atenção e cuidado coletivo. Somos todos responsáveis por mantermos as recomendações de higiene e saúde feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras, higienização com o uso de álcool em gel em todos os ambientes, inclusive, no de trabalho, em objetos e Equipamentos de Uso Individual – EPI e de uso coletivo – EPC. Lembrando que a empresa, em atendimento as nossas Convenções Coletivas de Trabalho – CCT é obrigada a fornecê-los.

Assim, como a vacinação anual contra a influenza (gripe), pesquisadores ainda estudam se a vacinação contra a Covid-19 passará a integrar este calendário. Vacinar é um ato coletivo. Se o governo federal tivesse agido com responsabilidade e comprado às vacinas necessárias para iniciar a imunização da nossa população no último trimestre de 2020, hoje já teríamos uma situação sanitária e econômica bem melhor.

E nesse momento, em meio a uma grave crise em função do desemprego, o Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom) beneficia, mais uma vez, os bancos e os especuladores optando pelo reajuste em 0,75% da Selic, passando de 3,5% para 5,25% ao ano. Essa é a terceira vez consecutiva em que a equipe monetária aumenta a taxa básica de juros, causando um impacto no poder de compra do trabalhador, o que influencia negativamente qualquer possibilidade da retomada necessária da economia.