No dia 21 de julho, foi realizada reunião entre a Secretaria Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical e representantes da Força Sindical nos Conselhos Nacionais da Previdência Social (CNPS) e de Saúde (CNS).

Estiveram presentes: Arnaldo Gonçalves e Rogério de Jesus, da Força Sindical, Antonio Cortes de Moraes, pelo CNPS, e João Donizeti Scaboli, pelo CNS.

Entre os assuntos da pauta da reunião estiveram estratégias para analisar as modificações que podem alterar a legislação do FAP – SAT. Foi programada uma atividade para o dia 29 de julho, na sede da Força Sindical, com a finalidade de debater e deliberar com as entidades sindicais a posição da Central referente às alterações.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde também foi abordada durante a reunião no intuito de avaliar como está a participação das entidades sindicais nas diversas instâncias da Conferência. A Conferência estadual de Saúde de São Paulo, por exemplo, que tem início amanhã, terá uma grande participação de entidades sindicais das diversas regiões do estado de São Paulo. A participação foi ampliada em relação às conferências anteriores e vista como um reflexo das atividades de formação e capacitação realizadas pela Secretaria Nacional de Saúde e Segurança e da Força Sindical.

Na ocasião, foi comemorada a realização, nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, no município de Ubá MG, a oficina de capacitação e formação em saúde do trabalhador. Para os dirigentes, educação permanente é uma ferramenta importantíssima para que o movimento sindical faça cumprir as políticas públicas em especial as em saúde do trabalhador. As oficinas de formação compõem o Plano Nacional de Segurança e Saúde da Força Sindical e já foram realizadas nos anos anteriores e tem agora sua retomada em nova edição, com o objetivo de ampliar a participação e atingir um número maior de dirigentes em cada localidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FEQUIMFAR