Substituição do índice de inflação será a justificativa para vetar o aumento igual ao do salário-mínimo a todos os aposentados

O prazo para o governo vetar a ampliação da política de reajuste do salário-mínimo para todos os aposentados do INSS termina quarta-feira que vem. Para aliviar o peso da medida impopular, a presidente Dilma Roussef vai propor, como compensação aos segurados que ganham acima do piso, a troca dos índices de inflação para a correção dos benefícios.

A ideia é substituir o atual INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE, e aplicar o IPC-CI, índice da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A diferença entre dois medidores está no perfil de família e no peso dos itens da cesta de preços. O IPC-C1, também chamado de inflação da baixa renda, considera os custos de famílias com renda entre um e 2,5 salários-mínimos. Alimentação e transportes têm peso de 39,6% e de 28,4%, respectivamente, no índice.

Já o INPC tem um perfil mais amplo, leva em conta a renda de famílias que recebem de um a seis salários-mínimos. Alimentação e transportes têm peso menor no índice (33,1% e 12,53%, respectivamente).

De acordo com o governo, o IPC-C1 mede a inflação de uma faixa de renda mais próxima à dos aposentados, já que a maioria recebe, no máximo, três salários-mínimos.

Considerando o resultado de janeiro a junho deste ano, o INPC está em 6,8%, e o IPC-C1, em 7,01%. O reajuste igual ao do salário-mínimo, por outro lado, garantiria aos aposentados um aumento de 8,5% em janeiro do ano que vem.

A Constituição determina que as aposentadorias com valor acima de um salário sejam corrigidas pela inflação, segundo o índice escolhido pelo governo. Dos 32 milhões de beneficiários, 9 milhões ganham acima de um salário-mínimo.

Aposentados vão grudar nos parlamentares por aumento

As entidades dos aposentados criticam a ideia da troca do índice de reajuste e prometem fazer muito barulho para derrubar um possível veto de Dilma para o aumento igual ao do salário mínimo. ‘’Os aposentados perderam a vida toda e, agora que temos uma conquista histórica, vamos lutar até o fim’’, disse Warley Martins, presidente da Cobap, confederação nacional da categoria. “Vamos falar com todos eles e colocar cartazes nos gabinetes.’’

A entidade, junto com o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), vai fazer um corpo a corpo com os deputados e com os senadores para derrubar o possível vete presidencial.

Fonte: Diário de S. Paulo