Rede sindical defenderá trabalho digno no setor de energia na AL e Caribe. Objetivo é defender o trabalho digno com salário decente e a qualidade de serviços prestados à população

Visando combater a precarização do trabalho no setor de energia na América Latina e no Caribe, a IndustriALL Global Union, organização sindical internacional que congrega trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis, vai criar uma rede sindical para dialogar com os governos e empresas sobre os processos de geração e distribuição de energia. A decisão foi tomada na Reunião Regional da IndustriALL Global Union da América Latina e Caribe do setor Eletro-Energia, realizada em Buenos Aires (Argentina) na segunda-feira (20/07/2015). O objetivo é defender o trabalho digno com salário decente e a qualidade de serviços prestados à população.

Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas de Bauru e Região, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), secretário de Relações Sindicais da Força Sindical para a América Latina e Mercosul e membro da diretoria da IndustriALL, presente à reunião, explica que a busca pela redução de custos no setor energético tem levado à terceirização e, consequentemente, a trabalho degradante e a péssimos serviços prestados à população. A reunião da IndustriALL contou com 40 líderes sindicais, representando 16 sindicatos de nove países. A decisão de criar a rede sindical foi tomada após uma avaliação da geração e distribuição de energia na América Latina e a constatação do avanço da terceirização.

No Brasil, em 2014, a demanda por energia aumentou 3,1% na comparação ao ano anterior, bem acima do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que foi de 01%. Com uma matriz predominantemente elétrica, o País enfrenta uma crise no setor, com energia cara por conta da escassez hídrica ocorrida em 2014. Após mais de 10 anos de implantação do “Novo Modelo do Setor Elétrico” e diante do cenário de crise a, impõe-se a necessidade de refletir sobre as causas e consequências da situação atual, os possíveis rumos e alternativas à manutenção do modelo setorial, ou a necessidade de sua superação garantindo trabalho decente com salário digno.

A IndustriALL Global Union foi fundada em 2012 e representa aproximadamente 50 milhões de trabalhadores em todo o mundo.  A organização funciona como rede de proteção dos trabalhadores, com poder de fazer pressão para que as multinacionais assinem acordos globais de promoção dos direitos e paguem salário decente nos países onde atuam. Em 2016, o Brasil vai sediar, pela primeira vez, um congresso mundial da organização. O congresso será realizado de 03 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Químicos de Bauru