Lideranças do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – SindiQuímicos estiveram nos dias 13 e 14 de fevereiro no Seminário de Negociação Coletiva da Campanha Salarial e Social 2020 do Setor Farmacêutico.
Promovido pela FEQUIMFAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico, o Seminário reuniu seus Sindicatos filiados e deu início a campanha salarial do setor.
Nos dois dias, dirigentes sindicais participaram de palestras e debates sobre o cenário econômico do Setor que, ao contrário do que muitas empresas apregoam, apresenta um crescimento, com aquisições e expansão de novas unidades e investimentos financeiros. Em seguida, criaram e avaliaram estratégias para a negociação coletiva deste ano.

Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações
Reajuste Salarial: INPC + 3% de Aumento Real
Piso Salarial (Salário Normativo) de R$ 2.178,00
PLR no valor de 2 Salários Normativos
Cartão Alimentação/Cesta Básica: R$ 459,00

Com data-base em 1º de abril, as principais bandeiras de luta dos Químicos da Força são:
Manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas
Defesa do Emprego e Direitos
Baixa dos Juros no Cartão, Linha de crédito e Cheque especial
Reajuste Salarial
Aumento Real e PLR
Auxílio alimentação
Trabalho Decente
Saúde e Segurança
Qualificação Profissional
Igualdade de Oportunidades
Proteção à maternidade
Fim do assédio moral e sexual
Fortalecimento da Estrutura Sindical

“Diariamente vivemos uma ameaça real de perdas e destituição de direitos conquistados ao longo de décadas de atuação e o Seminário teve o objetivo de fazer um diagnóstico setorial e discutir questões que envolvem os trabalhadores do Setor Farmacêutico, a fim de elaborar reivindicações que contemplem toda a categoria”, declara Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.