PP, PTB, PSC e PHS reunirão 82 deputados; PMDB tem 65 deputados.
Blog da Cristiana Lôbo disse que pivô é o líder do PMDB, Leonardo Picciani.

Os líderes das bancadas de PP, PTB, PSC e PHC na Câmara anunciaram nesta quarta-feira (7) seu rompimento oficial com o bloco liderado pelo PMDB. Os quatro partidos formaram um novo bloco parlamentar, que já nasce como o maior da Casa, com 82 deputados.

O novo bloco superará em número o PMDB, que, sozinho, tem 65 deputados, e o PT, com 62.

Os quatro partidos e o PMDB, além do PEN, atuavam até então em um bloco único, sob a liderança peemedebista.

Segundo o Blog da Cristiana Lôbo, os líderes das quatro siglas argumentam que não querem a liderança de um deputado governista, em referência a Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que negociou com o governo federal a indicação de dois ministérios, o da Saúde e o da Ciência e Tecnologia.

Em um ato realizado no salão verde da Câmara para anunciar o novo bloco, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), desconversou quando foi questionado sobre o posicionamento político do grupo em relação ao governo.

“Vamos nos reunir na semana que vem para decidirmos a nossa atuação. Antes de ouvirmos a todos, não podemos falar nada”, disse.

Sobre a sessão do Congresso nesta quarta, que caiu diante da falta de quórum, Jovair e os demais líderes dos partidos do bloco – André Moura (PSC-SE), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Marcelo Aro (PHS-MG) – negaram que o bloco tenha articulado para ajudar a esvaziá-la. “Foi uma matéria pontual, uma decisão de cada partido”, disse Jovair.

Dos 39 deputados do PP, apenas 16 registraram presença na sessão. No caso dos 25 do PTB, somente 11 compareceram; do PSC, foram quatro dos 13 parlamentares; e do PHS, somente um dos cinco deputados apareceram.