Durante a campanha eleitoral, o então candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu, caso fosse eleito, que os trabalhadores na faixa salarial de até R$ 5 mil ficassem isentos do pagamento de Imposto de Renda. Ele saiu vitorioso e agora é o presidente do Brasil.
O presidente do SindiQuímicos Guarulhos e da CNTQ, Antonio Silvan Oliveira, explica que foi deliberado no Seminário de Negociação Coletiva, que ocorreu na Colônia de Férias da Fequimfar, de 8 a 10 de agosto, em Praia Grande (SP), que as centrais sindicais estarão trabalhando a promessa e compromisso, junto ao governo federal, de isentar do Imposto de Renda, salários de até R$ 5 mil.
“Não pode ficar para o final do governo. Precisa ser agora. Reduzir o Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil é gerar mais emprego, aumentar o consumo e ajudar o trabalhador que esteja com dívida para pagar. O SindiQuímicos Guarulhos tem pautado muito esse assunto, pois foi promessa de campanha, quando Luiz Inácio Lula da Silva era candidato à presidência do Brasil”, explicou.
Segundo ele, esse assunto não pode mais ser prorrogado, empurrado para frente, como mostram as últimas conversas do presidente Lula, quando questionado. As centrais sindicais estarão pautando essa questão e colocando na ordem do dia, para que essa isenção de Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil se torne realidade ainda neste ano de 2023. “Os sindicatos estão dispostos a negociar um período para que esse acordo seja finalizado”, finalizou.

Opinião do SindiQuímicos

Promessa é dívida, assim diz o ditado popular. Na opinião do presidente do SindiQuímicos Guarulhos e da CNTQ, Antonio Silvan Oliveira, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva, precisa tornar realidade, o mais rápido possível, o que prometeu durante a sua campanha eleitoral, de isentar do pagamento de Imposto de Renda os salários até R$ 5 mil.
Não é mais possível o salário do trabalhador ser taxado como renda. Aliás, a nomenclatura Imposto de Renda não condiz com a palavra salário. Renda é o dinheiro aplicado no mercado financeiro para obter ganho por meio de juros. Salário é o dinheiro ganho com o trabalho, muitas vezes debaixo de muito suor, enfrentando o péssimo transporte coletivo, falta de segurança pública ao sair de casa, na maioria das vezes, no final da madrugada e voltar só a noite.
O governo federal não tem desculpa para continuar com esse absurdo. Como pode alguém que ganha R$ 2.900,00 ser abocanhando pelo Leão da Receita Federal, como se fosse investidor no mercado financeiro? Não é possível tratar desta forma quem tenha um salário de R$ 3.500,00. Repito: salário não é renda. Trabalhador não é especulador. Agora as grandes fortunas ficam fora dos olhos da Receita Federal. Essas pessoas, sim, deveriam pagar imposto de renda.