O ‘Projeto Verão sem Aids’ completa vinte anos de trabalho persistente para a conscientização da população sobre a prevenção da doença.

O idealizador do Projeto, João Donizeti Scaboli, da Federação dos Químicos (Fequimfar), sentiu, em 1966, nos debates sobre Aids nos locais de trabalho, a necessidade de planejar ações que tivessem como principal objetivo prevenir e diminuir o número de casos de contaminação entre os trabalhadores. Naquele ano, foi feita a 1ª edição do ‘Projeto Verão sem Aids’, na Colônia de Férias da Fequimfar, em Praia Grande – SP. E desde então não parou!

“Os objetivos do Projeto são: diminuir o contágio, garantir os direitos humanos e o direito fundamental ao trabalho das pessoas com HIV/Aids, incentivar a procura por exames para a detecção de soropositivos e o diálogo saudável a respeito de sexualidade como forma de prevenção ao HIV/Aids”, diz Scaboli, secretário-adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança da Força Sindical e representante da Central no Conselho Nacional de Saúde.

O ‘Projeto Verão sem Aids – Valorizando a Vida’, tem sido realizado de várias formas, desde a promoção de palestras e oficinas até grandes shows nas areias da praia. A distribuição de preservativos para a população, turistas e empresas do polo petroquímico da Baixada Santista e comunidades locais são tradição e acontecem durante todo o verão, até o Carnaval.

O ‘Verão sem Aids’ é coordenado pela Força Sindical São Paulo e tem o apoio da Força Sindical, de Sindicatos filiados à Fequimfar e da CNTQ (Confederação Nacional dos Químicos). “O ‘Projeto Verão’ é reconhecido e citado no livro ‘HIV/Aids no Mundo do Trabalho: As Ações e a Legislação Brasileira’, uma publicação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) revelando o pleno êxito da campanha. Estamos fazendo a nossa parte, promovendo ações que informam, educam e conscientizam, valorizando a vida, o nosso bem mais precioso”, declara Sergio Luiz Leite, Serginho, 1º secretário da Força Sindical e presidente da Fequimfar.

Fonte: Diário de S. Paulo