Em tempos de mudanças nas regras para a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários com base na Medida Provisória (MP) 664/2014, as agências da Previdência Social de Guarulhos apresentaram um aumento de 18% nos requerimentos de pensão por morte e auxílio doença.

Nos cinco primeiros meses deste ano foram 7.779 solicitações contra 6.573 pedidos no mesmo período de 2014.
De janeiro a maio deste ano, foram 1.246 dependentes de segurados compareceram nas agências para solicitar o benefício de pensão por morte. O número expressa uma alta de 38% em relação a 2014, que totalizaram 903 requerimentos.
Em relação ao auxílio doença, as agências contabilizaram 6.533 pedidos, uma alta percentual de 15% se comparado as 5.670 solicitações feitas nos cinco primeiros meses de 2014.
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o tempo médio de decisão dos benefícios (período entre o comparecimento na agência e a concessão) é de 21 dias na região de Guarulhos.
Desde o início deste ano, a concessão dos benefícios ficou mais restrita e o auxílio doença previdenciário criou novas regras que atingem também os empregadores a partir das alterações do Regime Geral da Previdência Social (Lei n.° 8.213/91) e também na pensão por morte do Regime Próprio dos Servidores Públicos federais (Lei n.° 8.112/90).

Fonte: Guarulhos Hoje