Petroleiros aprovam indicativo de greve durante a 5ª Plenafup

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Sindicatos filiados estão convocando os trabalhadores para greve de 24 horas. A categoria é contra o novo plano de Gestão e Negócios, aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras. A paralisação está indicada para ocorrer no próximo dia 24.

O plano prevê cortes de US$ 89 bilhões nos investimentos e despesas da empresa, além de venda de ativos, o que poderá reduzir em US$ 57 bilhões o patrimônio da estatal. A FUP entende que essas medidas podem significar a perda de empregos, direito e conquistas sociais.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, afirma: “A prioridade da categoria petroleira agora é lutar contra o PLS 131 do Serra, que quer entregar o pré-sal às multinacionais, e barrar o plano de cortes anunciado pela empresa”.

Até sexta (17) os Sindicatos realizam assembleias para deliberar sobre estado de greve e contribuição assistencial de 2% para luta em defesa da Petrobras e contra a entrega do pré-sal.

Brasília – Nesta terça-feira (14), haverá ato em defesa da Petrobras e da democracia. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para que não vote Projeto do senador José Serra (PSDB-SP). “Conseguimos evitar que esse projeto fosse votado às pressas, sem o devido entendimento dos parlamentares e da sociedade sobre a gravidade que representa para o futuro do nosso País”, diz Rangel.

Mais informações: www.fup.org.br