“Vamos colocar de lado o que nos divide e superar pequenos interesses para trabalhar em conjunto para o bem-estar da humanidade”, disse o secretário-geral da ONU na abertura de conferência mundial.

 

“Em um mundo no qual tanto a população quanto o uso de recursos estão crescendo, o financiamento para o desenvolvimento precisa de um novo impulso”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta segunda-feira (13), em Adis Abeba (Etiópia), na abertura da Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento.

O encontro – que está sendo chamado de FFD3 e que vai até o até esta quinta-feira, dia 16 de julho – reúne representantes de governo, de instituições financeiras, do setor privado, organizações não governamentais e da sociedade civil com o objetivo apresentar novas opções de financiamento, que incluam compromissos políticos concretos em pelo menos seis áreas cruciais, começando com um novo pacto social para os investimentos.

O documento final do encontro – ou Agenda de Ação de Adis Abeba, ainda em negociação – também inclui um pacote para os países menos desenvolvidos que visa aumentar a ajuda ao oficial para o desenvolvimento e estabelecer um novo mecanismo de transferência de tecnologia para essas nações.

O encontro acontece em ano um considerado pela ONU como “uma oportunidade histórica e sem precedentes” para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Faltando dois meses para o encontro da Assembleia Geral que discutirá a aprovação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FFD3 é fundamental para garantir os recursos necessários para sua implementação.

“Vamos colocar de lado o que nos divide e superar pequenos interesses para trabalhar em conjunto para o bem-estar da humanidade”, disse Ban aos participantes da Conferência. “Vamos construir nossa visão comum de um mundo sustentável, livre de pobreza e entregar um resultado transformador, aqui, em Adis Abeba”.