2020 está sendo um ano atípico. Os desafios são inúmeros: Pandemia, crise econômica e ambiental, inflação galopante, alta do desemprego e de preços na cesta básica, dificuldades no consumo e nenhum acesso às benesses do sistema financeiro, isso sem citar a desigualdade social, sem oportunidade alguma revelada com os problemas de saúde e as quase 150 mil mortes pela COVID-19.

Memorável: Sem dúvida, este ano ficará na memória negativamente como o ano de grandes desafios e de muita tristeza. Nosso povo tem lutado bravamente para seguir ativo.
E não cessa por aí, as atuais medidas do (Des) Governo vem causando efeitos em cascatas do empobrecimento da população, falta de emprego e arrecadação, o que reflete negativamente na saúde financeira dos Municípios, do Estado e até mesmo da União.

Descompasso: É com tristeza que acompanhamos um País em descompasso em que o conchavo político do Governo deverá assegurar mais uma desconstituição dos direitos do cidadão brasileiro, inclusive na insistência em desmoralizar os movimentos sociais e sindicais e a sociedade civil organizada.

Ao longo de décadas temos insistindo também para que o Governo assuma o seu papel de grande promovedor de incentivos sociais e econômicos a todos e de forma igualitária e não alimente a ganância do sistema financeiro, que sabemos nada mais é que um jogada política para se manter no poder. Ainda que o grande prejudicado seja o trabalhador.

Notícias fabricadas: O cenário exige que estejamos atentos a todo tipo de intimidação e inverdades plantadas pelo Governo que, a todo o momento, buscam intimidar e influenciar a população com notícias fabricadas. Consultem as fontes e se informem. Precisamos nos manter atentos a tudo isso e temos que seguir trabalhando, buscando alternativas para fazer a economia girar e discutindo os projetos, propostas e ideias e participando ativamente de cada decisão. A palavra de ordem é resistir.

Avanços: Importante salientar que o Sindicato exerce como ninguém o papel de intermediário no diálogo entre a classe trabalhadora e os empregadores. Os avanços nos acordos e Convenções Coletivas foram proporcionados justamente pela ação e mobilização dos trabalhadores.

Trabalhador e Empregador: No que pese algumas mudanças bruscas e abruptas desta relação entre trabalhador e empregador, a proposta das Convenções Coletivas de Trabalho – CCT dos Químicos e dos Plásticos foram elaboradas sob muitas composições em que o trabalhador precisa estar cada vez mais consciente de que é parte dessas discussões. Diga não à precarização de mão de obra e a retirada de direitos.

Eleições 2020: Em um ano eleitoral, em especial com a escolha de prefeito e vereadores, é importante que você, eleitor, atente-se aos candidatos que têm compromissos com as causas dos trabalhadores e que possuam experiência na administração pública. Reiterando também que é o legislativo que aprova as leis que vão impactar a vida do trabalhador, como impostos, questões de infraestrutura, entre outros assuntos pertinentes. Ainda sobre o processo eleitoral, que possamos exercer esse direito com responsabilidade, lembrando que 2021 será o ano da retomada, por conta dos impactos causados pela COVID-19.
Afinal, qual o projeto que queremos e que permitirá o crescimento do município?
Devemos manter Governos não comprometidos com o desenvolvimento e sem perspectivas para questões de empreendedorismo e apoio aos micros e pequenos empresários? Parece certo dar o seu voto, no dia 15 de novembro, a quem nunca visou a qualidade de vida da população mais necessitada? Ou devemos refletir e optar pela mudança segura com programas de empregabilidade, qualificação da mão de obra, incentivo e inclusão de jovens no mercado de trabalho, esportes, entre outras questões que promovam o desenvolvimento social e econômico no município? Só cabe a você eleitor essa decisão!
Portanto, faça sua escolha consciente e com compromisso. A democracia é a nossa maior aliada e deve ser preservada por todos nós.

Comprometimento e Determinação: O SindiQuímicos segue lutando para garantir os direitos que o atual Governo tenta destruir a todo custo para beneficiar os especuladores do mercado financeiro, os maiores interessados para que essa crise econômica nunca tenha fim.
Nunca esqueça trabalhador: Juntos continuaremos fortes!