Neste momento, em que a democracia, uma das mais relevantes conquistas das últimas décadas, se vê ameaçada pelo absolutismo e por opiniões tomadas por decisões contrárias à liberdade de expressão e de imprensa, acesso à informação, a diretoria do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – SindiQuímicos reitera o seu apoio incondicional a importância da manutenção do Estado democrático de direito.
A sociedade brasileira não deve e nem irá se curvar aos caprichos do Sr. presidente Jair Messias Bolsonaro que defende a ditadura somente por ser incapaz de conviver com o que não lhe agrada e é contraditório.

Divergências fazem parte, mas absolutismo nunca deu certo em lugar nenhum e não é agora que irá vingar. Não existe espaço para uma só ideia.

Legislar em uma democracia é ter competência e capacidade técnica para o debate, é, especialmente, estar receptivo para novas ideias, de forma colaborativa e com participação popular; o contrário disso é fazer com que todas as suas imposições sejam aceitas a qualquer custo. E esse, infelizmente, é o jeito meio-torto, e porque não dizer, irresponsável, de legislar do atual presidente.
Com início em 1984, o processo de democratização do País e todas as conquistas sociais e econômicas foram construídos por meio de muito debate, concessões e com a contribuição de toda a sociedade em décadas de dedicação e colaboração de trabalhadores, empresários, movimentos sociais e sindicais, entre todos.
E é por essa razão, que não podemos deixar que a incompetência e a arrogância cedam espaço ao absolutismo e a ditadura.
Vale reiterar que destacar a ditadura como um período de nossa história em que tudo funcionava em consonância e respeito é romper de vez com o nosso passado.
Em respeito a nossa história passada e com as gerações futuras e a tudo o que foi conquistado na relação Capital X Trabalho e no âmbito social e econômico, nos manter em pleno exercício democrático de direito é obrigação moral. Lutemos ainda mais para que os direitos e deveres sejam preservados.