Após o Outubro Rosa, agora chegou a vez do Novembro Azul que trata da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Sindiquímicos apoia a campanha Novembro Azul.

O Sindiquímicos apoia a campanha Novembro Azul que  visa informar e conscientizar os homens sobre a relevância na  periodicidade do exame,  pois quando detectado no início, as chances de cura são muito grandes.

“Diga não ao preconceito, faça exames periódicos e cuide de sua saúde.  A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados no combate a doença”, ressalta Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos,

Luiz Carlos Concilho, diretor do departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Concilho conclama os homens a se prevenirem do câncer de próstata.

“Cuidar da saúde só faz bem. Trabalhadores, façam seus exames periódicos”, convoca Nelson Agostinho Oliveira, Nelsão, diretor do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

As diretoras do Sindiquímicos reafirmam a importância da campanha.

“A campanha de conscientização e a ida ao médico ainda fazem toda a diferença”, diz  Neusa Maria Marques, diretora.

“O cuidado com a saúde e prevenção devem ser permanentes”, fala Eliana Ap. Cardoso dos Santos, diretora.

“Participe da campanha de conscientização de prevenção ao câncer de próstata.  Afinal, a detecção precoce é a garantia de cura da doença”, Vilma Pereira Pardinho,  diretora do departamento Social/Mulher.

Novembro Azul

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O câncer de próstata é hoje, o tumor mais frequente em homens (excetuando-se os cânceres de pele), representando cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. É também o 2º câncer em causas de morte no Brasil. Estima-se que cerca de 50.000 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados hoje.