Nesta sexta, dia 9 de setembro, os representantes dos Sindicatos filiados à Força Regional Guarulhos se reuniram na sede da entidade para tratar sobre o requerimento das novas perícias médicas.

Ao falar aos presentes, Antonio Cortez Morais, secretário-geral do Sindiquímicos, conselheiro representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ reafirmou a importância do assunto e da atualização e participação das entidades sindicais neste processo a fim de assegurar que os trabalhadores que se encontram afastados e recebem os benefícios sejam penalizados pela inabilidade do governo em gerir o sistema.

Para Cortez o debate precisa se feito à exaustão e com a participação de toda a sociedade “Não dá para promover um pente-fino entre os beneficiários, como se eles fossem os grandes responsáveis por lesar o INSS, sem antes ouvir os peritos e seus representantes a fim de elencar os problemas existentes, e sabemos que há sim, problemas de infraestrutura e com os locais de atendimento da perícia. Admitir isso, é admitir também que todos os trabalhadores são malandros, quando sabemos que os trabalhadores não detêm este poder de concessão de perícia”.

Força-tarefa

Cortez propôs que a Regional e seus sindicatos filiados promovam uma força-tarefa nas ações de assessoria jurídica e médica aos trabalhadores que tenham seus benefícios indeferidos para uma nova avaliação.

Uma nova reunião deverá ser agendada para que todos os presidentes das entidades sindicais estudem a viabilização da proposta.

A reunião teve início com a distribuição e avaliação dos efeitos da Medida Provisória 739 de 07 julho de 2016; a portaria conjunta, 07, de 19 de agosto de 2016; portaria 152 de 26 de agosto de 2016 e resolução 546 de 30 de agosto de 2016; esta última dispõe sobre os requerimentos técnicos referente ao Programa de avaliação dos benefícios por incapacidade.