Há tempos, venho questionando os Juros Abusivos que privilegia o sistema financeiro, com as gigantescas taxas de juros cobradas no cartão de crédito e cheque especial, entre outras tarifas. Dados referentes a dezembro/2022 mostram que a taxa de juros no cartão de crédito ultrapassa os 400% para cliente rotativo. Já a taxa de juros total do cartão de crédito ficou em 94,1% no mês de dezembro.
O presidente Lula está no caminho certo ao enfrentar a política de juros, perversa do Banco Central. O BC precisa mudar urgentemente a política de encher os cofres dos banqueiros, usando os juros como uma política institucionalizada, com aval do Congresso Nacional.

É momento de valorizar cada centavo que os trabalhadores e trabalhadoras ganham com o suor do seu serviço prestado, e que os banqueiros lapidam com seus juros exorbitantes.

É importante também, através de juros menores, valorizar as micros e pequenas empresas que são responsáveis por milhões de postos de trabalho no Brasil. Locais onde os trabalhadores, em vários setores, contribuem para o progresso do País. Na época da pandemia, em 2020, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou linha de crédito para atender a micro e pequena empresa. Imagina, por exemplo, uma empresa que pegou R$ 450 mil, para não fechar as portas, com a Selic a 2.25% ao ano mais taxas de juros. Calcule essa dívida corrigida agora com a Selic a 13,75%. Um absurdo!

O governo precisa, urgentemente, enviar Medida Provisória, ao Congresso alterando essa injustiça com micro e pequenas empresas. Do contrário não será possível a sobrevivência de quem contraiu essa dívida durante a pandemia de 2020. Este problema não se resolve despejando mais dinheiro nos cofres dos banqueiros, que jamais produziram qualquer tipo de riqueza para o Brasil.