As promessas de campanha iriam tirar a população trabalhadora do endividamento

Compromisso de campanha: O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu durante campanha no ano passado, ISENTAR da cobrança de IR os salários de até R$ 5 mil. Essa proposta deveria ter entrado em pauta já neste ano de 2023. Os trabalhadores foram às urnas, e creditaram seus votos em Lula na esperança de que as promessas de campanha iriam tirar a população trabalhadora do endividamento, e que elas fossem prioridade imediata do Governo Lula.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos Guarulhos e da CNTQ, avalia que a isenção para quem ganha até R$ 5.000 é imprescindível: “Estamos falando de assalariados que estão endividados. A ampliação da faixa de isenção, já neste ano de 2023, para quem ganha até R$ 5.000, ajudaria a cumprir outro compromisso de campanha do presidente eleito, que é dar condições para que os trabalhadores (as) possam organizar sua vida financeira, quitando dívidas e limpando o nome. Isso faria com que os trabalhadores voltassem a consumir e por consequência ajudar a economia girar.”

Mas infelizmente o governo Lula, através da ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, já revelou recentemente que a ISENÇÃO do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5.000,00 mensais poderá ser ADIADA para 2024 ou 2025. Na visão da Receita Federal, é loucura o governo Lula abrir mão entre R$ 110 bilhões e R$ 173 bilhões por ano, caso seja aprovada a ISENÇÃO para quem ganha até R$ 5.000,00.

É sério isso?

A regra é manter a situação atual, onde apenas salários de até R$ 2.640,00 ficaram isentos a partir de maio de 2023, porque a Receita Federal aprovou desconto mensal de R$ 528,00 subindo a isenção para até R$ 2.640,00 por mês. Nos anos anteriores desde 2015, este valor estava em R$ 1.903,98 mensais.

Mas a grande crueldade do governo é que quem fez a declaração do Imposto de Renda neste ano de 2023 (referente ao ano-base 2022), a faixa de isenção ainda é a mesma de anos anteriores, de R$ 1.903,98, pois corresponde ao imposto pago no ano anterior.  PORTANTO, a nova regra para alíquotas e ISENÇÃO de 2023 foi aplicada somente aos rendimentos recebidos a partir de 1º de maio, quando houve a mudança, e que deverão estar na declaração do IRPF 2024 (ano-base 2023).

O absurdo é tão grande, que atualmente os salários a partir de R$ 4.664,68 continuaram pagando 27,50% de IR até abril de 2023. Só a partir do mês de maio de 2023, que este valor subiu para R$ 5.000,00, PORÉM com a base de cálculo no valor de R$ 4.472,00.

Não é mais POSSÍVEL

É UM DESRESPEITO ao bom senso, como se trabalhadores com esse salário fossem considerados MILIONÁRIOS. O governo Lula precisa compreender que não é mais POSSÍVEL tanto desconto aplicado em cima do suor de quem produz as riquezas desta Nação, sem receber nenhuma contrapartida no formato de benefício à população.

Desde 2015, a tabela não sofre atualização, visto que a cada ano que a tabela passa sem ser atualizada, cresce o número de assalariados que precisam pagar IR, deixando de fora apenas quem recebe, agora, até R$ 2.640,00 mensais.  Não é mais ADMISSÍVEL trabalhador continuar pagando IR, que na ótica do governo, ele é visto como alguém que ganha muito bem.