Enquanto o trabalhador precisa aumentar a dose de suor derramado no chão da fábrica para colocar o pão sobre a sua mesa para alimentar a família, a indústria farmacêutica movimentou R$ 10 bilhões em 2023.

É um crescimento de 9,1% sobre outubro de 2022 e de 2,5% em relação ao mês de setembro do ano passado. No acumulado de 2023, entre janeiro e outubro, o resultado foi outra vez positivo, com o faturamento alcançando R$ 98 bilhões.
Quando se compara com igual período de 2022, houve aumento de faturamento de 11%. E tudo mostra que esse crescimento vai continuar em 2024, com os cofres das empresas do setor farmacêutico cada vez mais cheios de dinheiro.

O maior problema na mesa de negociação, é que a bancada patronal procura sempre apresentar motivos de que as despesas consomem o lucro e tenta jogar para baixo as reivindicações dos trabalhadores.
Mas como contra fatos não existem argumentos, como diz o ditado no mundo da Advocacia, o SindíQuimicos Guarulhos vai conseguir conquistar um bom reajuste salarial para o trabalhador. Com os números apresentados acima, não há motivos para a bancada patronal dizer não à nossa proposta desta campanha salarial dos trabalhadores no setor farmacêutico.

Nacionalização e crescimento da indústria farmacêutica

A Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) divulgou dados positivos. As informações divulgadas pela entidade, em Brasília, apontaram que em 1975, consistia em 17% a participação das indústrias farmacêuticas nacionais no mercado, em unidades. Em 2022, essa participação subiu para 72%.
O estudo apontou ainda que, em 1996, apenas um laboratório nacional figurava entre os top-20 do mercado de varejo em unidades. Já em 2022, esse número subiu para 13 laboratórios, sendo que sete deles figuram entre os top-10.
São várias iniciativas que corroboram para o desenvolvimento do parque fabril nacional de medicamentos, com destaque a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a lei nacional de patentes — tendo sido importantíssima para viabilizar o abastecimento de medicamentos para atender a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.
Fonte correiobraziliense.com.br

Imagem: pixabay.com