A indústria paulista demitiu 27,5 mil funcionários no mês passado, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com as dispensas, o nível de emprego do setor caiu 1% em relação a maio, na comparação com ajuste, o pior resultado para meses de junho da série da pesquisa, iniciada em 2005. No ano, o setor manufatureiro paulista fechou 62,5 mil vagas, queda de 2,5% sobre o mesmo período de 2014.

Para Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, chama a atenção a magnitude da perda de postos neste ano. “Há anos, a indústria vem perdendo postos de trabalho, porém a violência da perda deste ano surpreende.”

Dos 22 setores pesquisados, 18 informaram demissões, 3 anotaram estabilidade e apenas um contratou. A indústria automotiva continua sendo uma das que mais demitem. Em junho, o setor desligou 4.691 funcionários. A previsão da Fiesp é que a indústria de transformação encerre o ano com pelo menos 150 mil empregos a menos na comparação com 2014, quando houve perda de 130 mil vagas.

Fonte: Valor Econômico