Patrão que já imprimiu, e quer pagar depois, tem de fazer novamente.
Informação foi divulgada pela Secretaria da Receita Federal.

A Secretaria da Receita Federal esclareceu nesta sexta-feira (6) que os patrões que já imprimiram a guia do eSocial, e que desejarem postergar o pagamento para o fim deste mês, devem imprimir um novo documento no site.

A guia é um documento necessário para realizar o pagamento dos tributos dos empregados domésticos relativos à competência do mês de outubro. Com o adiamento do prazo, por conta de problemas de impressão do documento, o prazo de vencimento passou desta sexta-feira (6) para o dia 30 de novembro.

Segundo números da Receita Federal, até as 17h desta quinta-feira (5), mais de 821 mil guias de pagamento do eSocial, o Simples Doméstico. Isso representa cerca de 68% do total de patrões cadastrados.

Desde o início de outubro, mais de 1,19 milhão de empregadores se cadastraram no sistema e estes registraram vínculos de emprego com mais de 1,26 milhão de empregados domésticos.

Na véspera, o governo federal decidiu adiar o prazo de cadastro e pagamento do eSocial até o dia 30 deste mês, em razão das falhas no site. Pelo cronograma inicial, o prazo para o recolhimento dos tributos devidos aos empregados domésticos, como FGTS e INSS, terminaria nesta sexta-feira (6).

“As medidas adotadas para solucionar os problemas de instabilidade nos sistemas informatizados do site do eSocial ainda não são suficientes para garantir que todos os empregadores domésticos consigam imprimir o Documento de Arrecadação do eSocial – DAE até a próxima sexta-feira, 6 de novembro”, justificou a Receita.