O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, convidou oficialmente, os dirigentes das seis centrais sindicais do País para uma reunião formal, na quarta-feira, 26, no Palácio do Planalto. Assunto: apresentação do projeto do governo para a reforma da Previdência Social.

“O jogo que vale para o campeonato começa efetivamente agora”, interpretou ao BR: o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. “Até aqui, tudo o que se tem são boatos, rumores e até provocações. Agora, o debate e a negociação vão ganhar em transparência e qualidade, uma vez que o compromisso da reunião é o governo mostrar seu projeto de reforma da Previdência”, completou ele.

Na expectativa de negociações difíceis com os trabalhadores, empresários e o Congresso, o governo vem esticando o calendário inicialmente previsto para a reforma. Agora, a projeção é a de que o assunto só seja resolvido no primeiro trimestre do próximo ano. Essa projeção foi feita nesta segunda-feira, 24, em São Paulo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. “O governo já entendeu que reforma a toque de caixa é prejudicial aos trabalhadores e desperta forte oposição na sociedade”, disse Juruna. “O Congresso é sensível a isso. Esperamos que o projeto que o governo venha a nos mostrar seja pela modernização da Previdência e não pelo seu desmonte”.