Além da inflação que todo brasileiro enfrenta, as condições das estradas,
os pedágios e o aumento dos combustíveis deixaram o frete mais caro.

A inflação dos preços dos alimentos tem um novo vilão: a explosão dos preços dos fretes. Essa inflação já fez o preço dos alimentos irem lá para o alto, mas estados mais distantes dos grandes centros, como o Mato Grosso do Sul, o preço subiu ainda mais.

O preço alto é um reflexo da inflação acumulada dos últimos 12 meses que passou dos 10%, mas não só por isso. Por causa da alta dos preços dos combustíveis, o frete virou outro vilão da inflação.

Em Mato Grosso do Sul, a alíquota do ICMS sobre diesel subiu de 12% para 17%. O último levantamento da Confederação Nacional dos Transportes avaliou mais de 4,4 mil de um total de 8,2 mil km de rodovias estaduais e federais em Mato Grosso do Sul. O estudo apontou que mais de 55% são considerados ruins ou péssimos.

Para complicar, a principal rodovia que corta o estado, a BR-163, ganhou nove praças de pedágio. Até o ano passado não tinha nenhuma.