Solicitação ocorreu pouco antes de hospital ser atingido por bombardeio.
22 pessoas morreram, incluindo funcionários dos Médicos Sem Fronteiras.

O general John Campbell, comandante das forças dos EUA no Afeganistão, disse nesta segunda-feira (22) que as forças afegãs solicitaram apoio aéreo em um combate contra militantes do Talibã pouco antes de um hospital dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) ser bombardeado em Kunduz no fim de semana, matando 22 civis.

O incidente aconteceu no sábado (3). Segundo Campbell, as forças do Afeganistão alertaram as forças de operações especiais dos EUA no solo que precisavam de apoio aéreo norte-americano, e o ataque foi então realizado. Ele não especificou, entretanto, se o bombardeio feito pelos EUA foi o que atingiu o hospital.

“Nós agora sabemos que em 3 de outubro as forças afegãs alertaram que elas estavam sendo atingidas por posições inimigas e pediram apoio aéreo das forças americanas”, disse Campbell em uma entrevista coletiva. “Um ataque aéreo foi então realizado para eliminar a ameaça Talibã, e diversos civis foram atingidos acidentalmente.”

Inicialmente, um comunicado dos EUA informou que o bombardeio havia sido realizado para defender forças norte-americanas que estavam sendo atacadas.

Ele se recusou a dar mais detalhes, afirmando apenas que uma investigação militar está em andamento. Segundo ele, um dos investigadores o informou que o ataque foi requisitado pelos afegãos, e não pelos próprios americanos.

Também nesta segunda, a MSF convocou os EUA a dar explicações sobre o bombardeio, um ato classificado de crime de guerra por esta ONG.

Indignada pelo ataque, a MSF decidiu retirar seus funcionários de Kunduz, um duro golpe para a população civil que sofre as consequências dos combates entre o exército afegão e os rebeldes talibãs, que disputam o controle desta grande cidade do norte do Afeganistão.