Dois mil trabalhadores da produção da fábrica da Fiat em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entraram em férias coletivas a partir desta segunda-feira (11), pela segunda vez em 2015. A informação foi confirmada pela montadora. De acordo com a empresa, a medida pretende “ajustar a produção à demanda de mercado”.

Em março deste ano, a fábrica concedeu férias coletivas ao mesmo número de trabalhadores, com a mesma justificativa.

Para João Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, a situação é preocupante. “Neste ano já são duas férias coletivas, além de duas paradas técnicas”, ele relata.

Conforme explica o presidente, as suspensões das atividades refletem na negociação salarial. “A empresa diz que está dando férias para não mandar embora. (…) Dificulta a situação do sindicato para negociar”, afirma. Ainda assim, o sindicato acredita numa retomada da economia no segundo semestre deste ano.

Segundo balanço divulgado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no início de maio, as vendas de automóveis em abril caíram 25,19% em comparação com o mesmo mês de 2014. Em relação a março de 2015, com 234.670 mil veículos emplacados, houve queda de 6,53%.