Desde o dia 17 de agosto, o governo do estado de São Paulo liberou a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e reabertura de museus, que estavam proibidos desde o início da pandemia de covid-19. No entanto, a liberação segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.
Esses eventos também não podem gerar aglomeração. Para o comércio e os serviços não haverá mais limitação de público ou de horário de funcionamento.

Contraditório:
Eventos que provoquem aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, continuam proibidos no estado.
É verdade que a liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, mas, ainda assim não é o momento para um avanço tão grande, uma vez que a pandemia ainda não esteja controlada e o número de casos pela variante Delta vem crescendo.

Bares, Comércios e restaurantes
O estado põe fim às restrições de horário e de público aos bares, restaurantes e comércios. Até o dia 16/8 os espaços funcionavam com 80% da capacidade. Os limites vinham sendo flexibilizados desde o mês passado, quando a capacidade máxima permitida era de 60%, e os horários mais restritos. Agora, ficam livres de restrições de público bares, restaurantes, shopping centers e outros comércios e serviços em geral. O uso de máscaras segue obrigatório. Muitos dos proprietários destes estabelecimentos não acham uma boa ideia essa liberação e, pretendem manter os 70% de ocupação.