Percentual chegou a 8,8% em dezembro de 2015, mostra pesquisa.
Total de vendas com descontos alcançou patamar inédito de quase 78%.

A média de descontos concedidos nas vendas de imóveis em 12 meses chegou a 8,8% em dezembro do ano passado, mostrou um estudo divulgado pelo FipeZap nesta terça-feira (23). O patamar é o mais alto da série histórica, iniciada em dezembro de 2013.

O percentual de imóveis vendidos com descontos também é o maior desde que o estudo foi iniciado. Em dezembro, atingiu 77,9% do total das vendas nos 12 meses anteriores, contra 70,8% vistos no mesmo mês de 2014.

Em 2015, o preço médio de venda dos imóveis terminou o ano com queda real (descontada a inflação no período) de 8,48%, segundo o FipeZap. Em 2014, o aumento do preço médio foi de 6,7%, considerando as 20 cidades pesquisadas.

Expectativas
Quanto à expectativa de queda dos preços, 58% dos participantes do estudo que pretendem comprar um imóvel responderam que aguardam redução nos valores ao longo de 2016 para tomar a decisão.

Outros 24% acreditam que os preços ficarão iguais neste período, enquanto 18% esperam que os preços subam, diz a pesquisa.

Sobre as expectativas para os próximos 10 anos, apenas 30% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam aguardar um crescimento dos preços acima da inflação, o menor patamar já verificado pelo FipeZap.

A maior parte dos interessados em comprar um imóvel (78%) qualifica os preços atuais como “altos” ou “muito altos”, enquanto 64% dos vendedores pensam da mesma forma.

O percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente igual ao longo do 4º trimestre de 2015, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses.

Segundo o estudo do FipeZap, o percentual de respondentes que declararam intenção em adquirir um imóvel nos próximos três meses subiu ligeiramente, passando de 40% na pesquisa anterior para 43% na atual.