A disputa política pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff continua na Câmara dos Deputados. A pesquisa Datafolha realizada com deputados federais mostra que existem mais congressistas favoráveis à deposição de Dilma do que os que defendem a continuação de seu mandato.

O levantamento realizado entre os dias 7 a 18 de dezembro mostrou que 42%, o equivalente a 215 votos, são a favor do impeachment. Enquanto outros 31%, correspondentes a 159 votos, são contra. Seguindo tais informações, faltam 12 apoios confirmados para que Dilma consiga os 171 votos suficientes para sobreviver na presidência.

Apesar dos números, nem oposição nem governo possuem votos suficientes para vencerem a disputa. A decisão está no poder de 27% dos deputados que não se pronunciaram, cerca de 138 deputados.

Partidos

Quanto à escolha em cada partido, o PMDB continua dividido, com 33% dos integrantes da sigla sendo a favor do impeachment, 20% contra e 48% não se pronunciaram. No PT 100% dos deputados são contra a deposição.

Nas siglas da base governista, 32% são a favor, enquanto 30% são contra e 37% não se pronunciaram. Já na oposição, 78% declararam que são favoráveis ao afastamento de Dilma, 9% são contra e 12% não se manifestaram.