No Metrô foram 62, e 89% dos abusadores foram detidos, afirma a empresa. CPTM demitiu funcionário após denúncia de abuso sexual.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) diz que recebeu 106 denúncias relacionadas a abuso sexual neste ano. Em 46 desses casos as usuárias identificaram os molestadores e lavraram boletins de ocorrência. O número do SMS-Denúncia é (011) 97150-4949.

Nesta terça-feira (15), passageiros relataram que tentaram avisar a companhia sobre um abuso na Linha 11-Coral. O acusado de praticar o abuso era funcionário  da CPTM, que acabou preso em flagrante por assediar sexualmente uma passageira dentro de um trem na Linha 11- Coral.

O funcionário Levi Lopes da Silva, de 54 anos, é agente operacional e trabalhava dando suporte na estação. Segundo a CPTM, ele não estava trabalhando no momento do assédio.

A história foi parar nas redes sociais. A vítima, de 18 anos, estava no começo da manhã em um trem lotado. Na Estação Corinthians-Itaquera, percebeu que um homem se encostava nela de maneira inadequada. A jovem pediu ajuda e passageiros começaram a bater nele, que foi apanhando até ser jogado para fora do trem, na estação Tatuapé.

A CPTM afirma que vai ampliar até o final deste mês a campanha “Se eu vejo, denuncio” nas redes sociais. Os passageiros serão informados que o anonimato da denúncia é garantido.

Metrô

No Metrô, as queixas também são constantes. Um balanço mostra que 89% dos abusadores descritos pelas vítimas são detidos pelos agentes da companhia e encaminhados para o Delpom, a delegacia do Metro. As denúncias podem ser feitas desde o ano passado por meio do SMS-Denúncia. O número é (011) 97333-2252.

O número de manifestações dos passageiros se multiplicou. Passou de 10 casos em 2013 para 61 em 2014 e 62 em 2015, até agosto.

Fonte: G1