Pesquisa do Ipea registra desemprego elevado, aumento de subocupados e desalentados no primeiro trimestre de 2019

Um contingente de 3,3 milhões de brasileiros estão desempregados há pelo menos 2 anos. Só no primeiro trimestre de 2019, o percentual de desocupados nessa situação era de 24,8%, um crescimento de mais de sete pontos em relação a igual período de 2015 (17,4%). O índice é ainda maior entre as mulheres (28,8%), entre os adultos com mais de 40 anos (27,%) e entre os trabalhadores com ensino médio completo (27,4%).

Os dados sobre mercado de trabalho no primeiro trimestre foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD/IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Ipea, a crise econômica mantém a taxa de desemprego elevada e também contribui para permanência no desemprego. De acordo com o PNAD, a desocupação ficou em 12,7% no período, menos 0,4 pontos percentuais em comparação ao ano passado.