Com a presença de representantes das seis centrais sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CSB, CTB e Nova Central – e do  Conlutas, na sede do Dieese, em São Paulo, as organizações de trabalhadores decidiram nesta terça-feira (11) realizar, entre 8 e 9 de fevereiro, um seminário para aprofundar o debate sobre a reforma da Previdência Social.

Um calendário de mobilizações será definido no próximo dia 20, de modo a manter em curso a estratégia de mobilizar as categorias profissionais e, ao mesmo tempo, negociar com o governo e o Congresso mudanças no projeto original de reforma do sistema de aposentadorias.

“O projeto do governo tem de sofrer mudanças profundas para ser aceitável para os trabalhadores”, definiu o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. “E para fazer as mudanças necessárias, como a redução das idades mínimas para a aposentadoria e a regra de transição para o novo modelo, precisamos acentuar nossa mobilização e incrementar nossos argumentos”.

A intenção das centrais é prosseguir com a estratégia unitária de ação, dividindo entre todas as organizações de trabalhadores a missão de mobilizar as bases e avançar nas negociações.