Balanço da Federação diz que 32 mil empregos foram perdidos.
420 novas lojas foram abertas, principalmente de marcas premium.

A baixa de 26,5% nas vendas de veículos novos do Brasil 2015 foi acompanhada do fechamento de 1.047 lojas no período, informou a federação dos concessionários, a Fenabrave, nesta quarta-feira (6). Foram perdidas 32 mil vagas de emprego.
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No ano, foram abertas 420 novas concessionárias, principalmente de marcas premium, como Audi e BMW, e da Jeep, marca do grupo Fiat Chrysler que lançou, no ano passado, seu primeiro carro fabricado no Brasil nesta nova fase, o Renegade.

O país tem 7.600 lojas em operação, informa a Fenabrave.

Entre as lojas fechadas há 552 de carros, 279 de motos e 125 de caminhões -as demais são de implementos rodoviários. “A crise política prejudicou e causou a falta de confiança do consumidor”, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção. O executivo também citou o aumento do desemprego na cadeia produtiva, alta do dólar e baixa do PIB como motivos que afetaram as vendas em 2015.

Pior ano desde 2007
Os emplacamentos de carros, caminhões e ônibus somaram 2.569.014 unidades – as motos são contadas à parte. Foi o terceiro ano seguido de baixa, porém, mais aguda que nos períodos anteriores. Em 2014, o declínio foi de 7,15% sobre 2013, com 3.497.810 emplacamentos.

É a primeira vez, desde 2009, que o país não vende mais de 3 milhões unidades, e o pior resultado no ano desde 2007, quando foram comercializados 2,46 milhões de carros, caminhões e ônibus.