A Associação Brasileira dos Bancos – ABBC esteve na reunião do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS  no dia 28 de maio para apresentar material quanto a justificativa do aumento da alíquota sobre o empréstimo consignado.

Na proposta apresentada pela ABBC, os juros do empréstimo consignado iriam de 2,14% a.m. para 2, 62% a.m., o que representa que num empréstimo de R$ 1 mil a parcela mensal passa de R$ 27,00 para R$ 31,00, um acréscimo de R$ 4. Os juros do cartão consignado irão de 3,06% a.m. para 3,54% a.m. Ao defender o aumento da alíquota, a ABBC relacionou os principais motivos para aquisição de o empréstimo consignado, apontados em pesquisa do IBOPE em 2005 e 2013:  quitação de dívidas e contas caiu de 60% em 2005 para 38% em 2013, questões de saúde representava 12% em 2005 e foi para 20% em 2013 e ajuda aos familiares representava 4% em 2005 e em 2013, representava 13%.

Na reunião do  CNPS, a Força Sindical, representada pelo seu conselheiro Antonio Cortez Morais,  vice-presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região – Sindiquímicos e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ,  foi enfática ao dizer que a bancada dos trabalhadores ativos e inativos não aceitarão o repasse de aumento da taxa de juros, assim como vem defendendo veementemente a baixa de juros no mercado financeiro. “O segurado não oferece risco nenhum ao banco, pois esta modalidade de empréstimo representa risco zero as instituições bancárias, pois tem o pagamento assegurado pelos aposentados e no caso de morte, são os herdeiros que assumem a dívida, ou na pior, da hipóteses, um seguro paga a dívida, então não tem o porque aumentar estes juros”.

Mesmo não concordando com o aumento, a maioria dos participantes concordou com a criação de um grupo de trabalho para a ampliação do debate e a fim de examinarem a proposta apresentada pelos representantes dos bancos.

A reunião ainda contou com a apresentação dos Avanços e Perspectivas na Gestão – apresentação da metodologia da estruturação do planejamento do INSS.

Os documentos estão disponíveis no www.cntq.org.br em assuntos previdenciários.