Com a aquisição da Nortis Farmacêutica, realizada em abril de 2016, o Aché Laboratórios ampliou os investimentos para adaptar e integrar as equipes, além de reformar a unidade para a produção de comprimidos, cápsulas e suspensões orais. Adaptada aos rigorosos critérios da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a fábrica agora se prepara para iniciar a produção de antibióticos com a marca Aché.

O aperfeiçoamento na produção da unidade vai ao encontro da proposta do laboratório de crescer com excelência operacional e inovação, mantendo o foco no cliente e na sustentabilidade econômica. “A aquisição da Nortis está alinhada aos pilares estratégicos da companhia para crescer até 2030, por garantir o controle da tecnologia e da produção de antibióticos, o que nos assegura a levar mais vida às pessoas, por meio de tratamentos que trazem saúde e bem-estar”, afirma Paulo Nigro, presidente do Aché.

O investimento realizado após a aquisição foi de R$ 10 milhões e envolveu a compra de novos equipamentos industriais além da reforma da fábrica e a aquisição de máquinas para as áreas de logística, tecnologia da informação e qualidade. “Todos os postos de trabalho foram mantidos e os operadores já foram treinados nas novas tecnologias e novos processos produtivos”, diz Marcio Freitas, diretor industrial do Aché.

A fábrica londrinense está em fase de validação de processos e pronta para receber a certificação da Anvisa, que deve acontecer ainda em março. “Após a inspeção, o próximo passo é iniciar a fabricação da linha de antibióticos na Nortis, o que deve acontecer até o fim deste ano”, completa Freitas. A expectativa do Aché é de produzir cerca de 10 milhões de unidades por ano em Londrina.

A aquisição fez parte dos investimentos industriais e de melhoria da produtividade realizados pelo Aché em 2016, que totalizaram R$ 52 milhões no ano e promoveram aumento de produtividade de 11%. “A nova fábrica também abre ao Aché possibilidades de explorar a produção de novas formulações, combinações e novos regimes posológicos para esta classe terapêutica, resultando em melhoria de eficácia e maior comodidade para os pacientes”, diz Stephani Saverio, diretor de inovação do Aché.

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com quatro complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR) e Anápolis (GO). Emprega quase 4,5 mil colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 330 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Com a internacionalização, a empresa fechou acordo de exportação para 20 países das Américas, África e Ásia.

Em 2016 e 2015, o Aché ficou em 1º lugar na categoria Farma e Life Science do prêmio Inovação Brasil do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&. Também em 2016, foi reconhecido como o 1º do setor farmacêutico nas dimensões Desempenho Financeiro e Responsabilidade Socioambiental, no anuário Época Negócios 360º – As Melhores Empresas do Brasil, e conquistou o 1º lugar na categoria Indústria Farmacêutica na 14ª edição do estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Em 2015 e 2016, conquistou a 1ª colocação do setor no Prêmio Empresas Mais, pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo.

O propósito da companhia é gerar e compartilhar valor com seus diferentes públicos, levando mais vida às pessoas onde quer que elas estejam, para que possam viver mais e melhor. (renata.lopes@cdicom.com.br)

www.ache.com.br