Antonio Cortez Morais foi reconduzido, como representante da Força Sindical,  no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, por mais dois anos.

No Conselho, Cortez, que também é secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e CNTQ, tem participado ativamente da discussão de alteração do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e do SAT, bem como da reforma da Previdência Social, da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Perfil Profissiográfico Previdênciário e demais assuntos de interesse dos trabalhadores.

“Estou grato pelo voto de confiança que me foi dado pelos companheiros da Força, em especial, aos companheiros do setor Químico em âmbito nacional. Seguirei firme empunhando a bandeira de luta em defesa dos trabalhadores e dos aposentados. Trabalho com afinco para que todas as discussões e decisões sejam debatidas e aprovadas por toda a sociedade”, afirma.

 

Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS

 

O Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, órgão superior de deliberação colegiada, tem como principal objetivo estabelecer o caráter democrático e descentralizado da administração, em cumprimento ao disposto no art. 194 da Constituição, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, que preconiza uma gestão quadripartite, com a participação do Governo, dos trabalhadores em atividade, dos empregadores e dos aposentados. Criado pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, o Conselho de Previdência, ao longo do tempo vem aperfeiçoando sua atuação no acompanhamento e na avaliação dos planos e programas que são realizados pela administração, na busca de melhor desempenho dos serviços prestados à clientela previdenciária.