Conhecida como verme do coração, a Dirofilariose também atinge humanos.
Transmissão da doença pela picada do mosquito é semelhante à dengue.

O mosquito Aedes aegypti tem estado em pauta há algum tempo. Ele transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Mas você que tem um animal de estimação, além de se proteger, tem mais um cuidado a tomar, pois esse mosquito pode transmitir uma doença para cães e gatos que pode ser fatal: a Dirofilariose, popularmente conhecida como verme do coração.

O diretor clínico do Hospital Veterinário de Sorocaba (SP), Mário Henrique Calejo, conta que a Dirofilariose é causada pelo verme Dirofilaria immitis. Ele se desenvolve dentro do coração dos cães e pode atingir até 35 centímetros de comprimento. “Por habitar o coração e vasos sanguíneos, a Dirofilaria causa obstrução da passagem do sangue. Para compensar o problema, o coração terá que trabalhar mais e com mais força, levando ao enfraquecimento do músculo cardíaco, que irá se dilatar”, explica.
Segundo o diretor, a transmissão da doença é semelhante à da dengue. “[a fêmea] do mosquito, ao picar um cão infectado, transmite a doença quando pica outro animal.” Além do inseto, explica o diretor, o animal pode contrair a doença se receber uma transfusão de sangue de um animal infectado.
A doença normalmente atinge cães, mas, segundo Calejo, pode atingir mamíferos domésticos e silvestres. “Não é comum, mas a doença pode até ser transmitida para humanos”, destaca.

O diretor explica que os sintomas em animais e humanos são parecidos: perda de peso, cansaço, dificuldade na respiração, falta de ânimo e abdômen dilatado, na fase mais adiantada da doença. Calejo afirma que a Dirofilariose pode provocar ainda insuficiência cardíaca no animal e o levar a óbito.
Medicamentos e drogas específicas são usados para tratar a doença. A prevenção pode evitar a doença e, segundo Calejo, ela pode ser feita com medicamentos repelentes de insetos, como coleiras específicas para animais e com spray.