“Um ambiente seguro e salutar é de suma importância para a defesa da vida e direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”,  ressalta Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, diretor do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos

28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é uma data a ser lembrada e serve também para conscientização e discussão de ações preventivas.

Segundo a OIT, são cerca de 160 milhões de acidentes e doenças de trabalho por ano no mundo. No Brasil, entre 2012 e 2014 ocorreram mais de 2 milhões de acidentes de trabalho.

Pra combater estes dados alarmantes, se faz necessário que as empresas e trabalhadores se conscientizem e promovam ações de prevenção à saúde e segurança. “As ações neste sentido devem ser diárias”,  ressalta Nelsão.

“A data é um importante instrumento de visibilidade e conscientização sobre o quanto é necessário manter um ambiente de trabalho seguro. Parabenizo as lideranças sindicais,  em especial do setor químico no âmbito nacional, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido buscando um melhor ambiente de trabalho, sem risco à saúde ou a integridade física dos trabalhadores e das trabalhadoras”, diz Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “… um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas…”.

A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria Carta Magna, disposta em seu artigo 200 como competência do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública. O ato social destas mortes é alto e chega a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.