A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela Norma Regulamentadora 5.

Inclusive a norma pode ser acessada pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego de forma grátis no link http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm.

A CIPA é um dos braços mais importantes da Segurança do Trabalho. Quem tem uma CIPA atuante já tem meio caminho andado rumo ao objetivo de ter um ambiente de trabalho mais seguro.

Objetivos

A CIPA é hoje uma das importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Tem como objetivo básico tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador.

A ideia é que empregador e funcionários trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Como é formada?

É formada por representantes do empregador e dos funcionários. A quantidade de membros da CIPA é determinada através do dimensionamento previsto na NR 5 (Norma Regulamentadora 5).

 Atribuições da CIPA

 – Ajudar nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutir as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes.

– Sugerir ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos. Tanto os de acidentes e como os de doenças ocupacionais.

– Ajudar a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho.

– Estimular o interesse dos funcionários pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

– Realizar inspeções de segurança na empresa. Encontrar soluções para os problemas encontrados juntamente com os setores responsáveis.

– Promover anualmente em conjunto com o SESMT (onde houver) a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

– Promove em conjunto com a empresa ações de prevenção e conscientização contra HIV/AIDS.

– Participar das reuniões mensais, mais conhecidas como reuniões ordinárias. E quando houver risco eminente (de morte) solicitar a realização imediata de reunião extraordinária.

– Documentar as reuniões em livro próprio (ata) todas as reuniões que forem realizadas.

– Analisar todas as CAT’s que forem emitidas. Para mapear os locais de acidentes frequentes e providenciar junto aos setores responsáveis às medidas corretivas.

– Sempre que necessário solicitar junto ao empregador a paralização de máquinas e equipamentos que gerem riscos de morte aos funcionários.

– Participar da elaboração dos programas de prevenção da empresa. Tais como PPRA, PCMSO, PCMAT, PGR, etc.

– Elaborar Mapa de Risco juntamente com SESMT (se houver). Consultar funcionários sobre os riscos percebidos e usar o dados que na elaboração.

Função do Cipeiro

A maior atribuição é saber ouvir. É ter sensibilidade para escutar e avaliar TODAS as sugestões ou reclamações que lhe forem passadas pelos outros funcionários. As sugestões que tiverem nexo com a realidade deverão ser levadas para a reunião ordinária. É na reunião ordinária que o problema pode encontrar uma solução. É onde o pensamento coletivo faz a diferença.

O cipeiro deve saber priorizar. Saber resolver o que é mais importante em uma sequência que lhe permita realizar o seu trabalho para o qual foi contratado. E ainda encontrar tempo para o trabalho da CIPA.

O trabalho do CIPA se resume a parceria

Nenhuma CIPA consegue fazer tudo sozinha. Ela precisa estar ligada aos setores técnicos da empresa. Se a empresa tem SESMT a CIPA deve estar intimamente ligada a ele. Se a empresa não tem SESMT a CIPA precisa estar ligada aos líderes de setores e empregador.

A preguiça

Não tem como fazer um CIPA de sucesso se os cipeiros forem preguiçosos. Uma CIPA sem motivação e preguiçosa é fracasso na certa! Aliás, qualquer trabalho sem motivação não prospera.

O trabalho da CIPA é muito importante para todos os funcionários da empresa. O cipeiro tem a chance fazer a diferença na empresa. E isso por si só já deveria ser motivo para que ele esteja sempre motivado.

O cipeiro tem carga de trabalho dupla, e precisa saber conciliar seus deverem. Sem deixar que nenhum lado seja prejudicado.

Todo membro de CIPA deve saber que sua função de cipista serve promover ações de segurança do trabalho no ambiente. Buscando evitar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até acidente de trajeto.

CIPA NÃO SE RESUME A GARANTIA DE EMPREGO

CIPA é trabalho. Ser cipeiro é ser amigo,  cuidar do bem estar do próximo, é fazer o bem. O trabalho do cipeiro é digno honra. É um trabalho voluntário para o bem comum!

A estabilidade não deve ser vista como uma vantagem pessoal. Ela visa apenas resguardar o cipeiro de possíveis represálias vinda do empregador. Súmula 339 do TST.

ESTAR PRÓXIMO AOS DEMAIS TRABALHADORES

A maior vantagem do cipeiro é estar junto dos demais trabalhadores. É ter a chance um diálogo mais fácil, mais próximo. E com isso ele pode observar as situações de risco na fonte, tendo então, maiores chances de neutralizá-las com maior rapidez.

A CIPA é o lugar do funcionário ativo, aquele que quer fazer a diferença dentro da organização.

http://segurancadotrabalhonwn.com/a-importancia-da-cipa/