O Sindiquímicos esteve representado por seu vice-presidente, Antonio Cortez Morais

No dia 21 de maio foi realizado o segundo Café da Manhã com Departamentos de Saúde dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR. João Scaboli, coordenador do departamento da FEQUIMFAR, deu início aos trabalhos falando sobre as atividades que têm sido realizadas em parceria com a central Força Sindical, Força SP, CNTQ, Sindicatos filiados e também com outras categorias.

Ele destacou também que, num ano de tantas turbulências, as questões relacionadas à saúde do trabalhador ocupam espaço de destaque na agenda do movimento sindical: “São 20 anos de Verão sem AIDS, 20 anos do banimento de benzeno nas usinas de açúcar e etanol, 20 anos da Convenção de Segurança das Máquinas Injetoras no estado de SP, modelo descentralizado para Sopradoras e Moinhos, 15 anos da 3ª Conferência de Saúde e Segurança do Trabalhador (de onde surge a 1ª Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho), 8 anos dos Encontros Estaduais de CIPA e SESMT da FEQUIMFAR e 15 anos da Convenção da OIT 174 sobre acidentes maiores”.

Maria Amélia, presidente da FUNDACENTRO, participou da mesa de abertura e parabenizou a FEQUIMFAR pela realização do evento. “Como educadora, reconheço a importância da discussão, do debate e da troca de experiências para que sejam criadas e desenvolvidas novas ideias e formas de trabalho”, disse.

Na sequência, José Carlos de Paula, presidente do STI Ipaussu, destacou a necessidade dos Sindicatos se organizarem na base já que há o descaso, em alguns segmentos, por parte dos patrões, em investir em saúde e segurança do trabalho.

Maria Auxiliadora dos Santos, presidente do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos, salientou a preocupação com a saúde da mulher e a necessidade da mobilização nas bases em prol da saúde da trabalhadora.

Ao longo do evento, companheiros dos Sindicatos filiados que são responsáveis pelo desenvolvimento de ações em saúde do trabalhador relataram as suas experiências e o plano de ação do Sindicato.

No término do evento, Sergio Luiz Leite, o Serginho, ressaltou a importância do departamento e solicitou ao companheiro Arnaldo Gonçalves, secretário de saúde da Força Sindical, junto ao Fórum de Saúde das Centrais Sindicais, a elaboração de um documento pela valorização da NR12 – proteções de máquinas a ser entregue na Câmara dos Deputados.

Arnaldo se colocou a disposição, parabenizou o departamento de saúde da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados por mais esta iniciativa de capacitação e disse que esse tipo de atividade é um modelo para que outros segmentos também possam desenvolver em suas entidades.

Fonte: FEQUIMFAR