Natureza contagiosa do Sars-CoV-2 e sociedade altamente interconectada provavelmente contribuirão para a propagação sustentada do vírus

O vírus que causa a covid-19 é frequentemente associado a eventos superdisorantes, nos quais muitas pessoas são infectadas de uma só vez, normalmente por um único indivíduo infectado. Na verdade, nosso próprio trabalho mostrou que apenas 2% das pessoas infectadas carregam 90% do vírus que está circulando em uma comunidade. Essas importantes “superportas” têm impacto desproporcionalmente grande na infecção de outros, e se estas pessoas não forem rastreadas antes de espalharem o vírus para a próxima pessoa, continuarão a sustentar a epidemia. Atualmente, os Estados Unidos não têm um programa nacional de triagem voltado para identificar esses indivíduos.

Por fim, as pessoas infectadas de forma assintomática respondem por cerca de metade de todas as infecções pela covid-19. Isso, quando combinado com um amplo intervalo de tempo em que as pessoas podem estar infecciosas – dois dias antes e 10 dias depois do aparecimento dos sintomas –, oferece muitas oportunidades para a transmissão do vírus, uma vez que as pessoas que não sabem que estão doentes geralmente tomam poucas medidas para se isolar das outras. A natureza contagiosa do Sars-CoV-2 e nossa sociedade altamente interconectada constituem uma tempestade perfeita que provavelmente contribuirá para a propagação sustentada do vírus.

Como será nosso futuro com a covid?

Dadas as considerações discutidas acima e o que sabemos sobre a covid-19 até agora, muitos cientistas acreditam que o vírus que causa a doença provavelmente se estabelecerá em padrões endêmicos de transmissão. Mas nossa incapacidade de erradicar o vírus não significa que toda a esperança está perdida.

Nosso futuro pós-pandemia dependerá fortemente de como o vírus evoluirá nos próximos anos. O Sars-CoV-2 é um vírus humano completamente novo que ainda está se adaptando ao seu novo hospedeiro. Com o tempo, podemos ver o vírus se tornar menos patogênico, semelhante aos quatro coronavírus que causam o resfriado comum, que representam pouco mais do que um incômodo sazonal.

Os programas globais de vacinação terão o maior impacto na redução de novos casos da doença. No entanto, a campanha de vacinação Sars-CoV-2 até agora tocou apenas uma pequena porcentagem de pessoas no planeta. Além disso, infecções inovadoras em pessoas vacinadas ainda ocorrem porque nenhuma vacina é 100% eficaz. Isso significa que as vacinas de reforço provavelmente serão necessárias para maximizar a proteção induzida por vacinas contra infecções.

Com a vigilância global do vírus e a velocidade com que vacinas seguras e eficazes foram desenvolvidas, estamos bem preparados para enfrentar o alvo em constante evolução que é o Sars-CoV-2. A influenza é endêmica e evolui rapidamente, mas a vacinação sazonal permite que a vida continue normalmente. Podemos esperar o mesmo para Sars-CoV-2 – eventualmente.

Como saber?

Quatro coronavírus sazonais já circulam em humanos endemicamente. Eles tendem a se repetir anualmente, em geral durante os meses de inverno, e afetam mais as crianças do que os adultos. O vírus que causa a covid-19 ainda não se estabeleceu nesses padrões previsíveis e, em vez disso, está se espalhando de maneira imprevisível em todo o mundo de formas que tornam difícil prever seu comportamento.

Uma vez que as taxas de Sars-CoV-2 se estabilizem, podemos chamá-lo de endêmico. Mas essa transição pode parecer diferente com base em onde você está no mundo. Por exemplo, países com alta cobertura vacinal e reforços abundantes podem em breve se estabelecer em picos previsíveis de covid-19 durante os meses de inverno, quando as condições ambientais são mais favoráveis à transmissão do vírus. Por outro lado, epidemias imprevisíveis podem persistir em regiões com menores taxas de vacinação.

Sara Sawyer é co-fundadora da Darwin Biosciences, uma empresa de diagnóstico de doenças infecciosas com sede em Boulder, Colorado. Ela recebe financiamento dos institutos nacionais de Saúde.
Cody Warren recebe financiamento dos institutos nacionais de Saúde. Arturo Barbachano-Guerrero não trabalha, consulta, possui ações ou recebe financiamento de qualquer empresa ou organização que se beneficie deste artigo, e não divulgou nenhuma afiliação relevante além de sua nomeação acadêmica.