Medida tem como objetivo diminuir velocidade e aumentar segurança. Seriam instaladas cancelas para impedir passagem de veículos entre 0h e 5h.

Após reduzir a velocidade das marginais Tietê e Pinheiros, a Prefeitura de São Paulo pretende fechar as vias expressas das marginais para interromper a circulação de veículos durante as madrugadas. O bloqueio seria realizado entre 0h e 5h. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a medida tem como objetivo aumentar a segurança dos motoristas e deverá ser implantada até o fim deste ano.

O secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto afirma que durante a madrugada, as vias expressas das marginais “não tem demanda, ajuda na segurança porque é o momento em que os motoristas usam para correr muito, causa muitos acidentes, caminhões principalmente”. Segundo Tatto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vem realizando testes e o resultado do estudo é satisfatório.

Além do menor número de veículos que circulam pelas pistas durante as madrugadas, a intenção é que o motorista ponha o pé no freio e evite acidentes que causam transtornos para a cidade.

“E do ponto de vista da segurança melhor deixar [o tráfego] só na pista central e na pista local. Você vai ter um pouco mais de fluxo, não prejudica a velocidade porque são poucos veículos, mas é medida de segurança”, afirmou Tatto na manhã desta quinta-feira (30).

No último dia 20, as marginais passaram a ter a velocidade máxima reduzida de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60 km/h na pista central, e de 60 km/h para 50 km/h na pista local.

Para medida ser implantada é preciso a realização de algumas obras como a colocação de cancelas para a impedir a passagem de veículos.

O desenho das marginais não permite o bloqueio total da pista expressa, já que algumas rodovias desembocam diretamente na via, como no caso da rodovia Ayrton Senna, onde o veículo é levado para a expressa.

“Não é em toda expressa, tem locais pré determinados aonde isso vai acontecer. Você inibe dele [motorista] aumentar muito a velocidade”, afirmou Tatto.

As marginais Tietê e Pinheiros poderá ter ainda a volta dos fiscais com os “radares pistola”, usados somente para flagrar motociclistas em excesso de velocidade.

Licitação de ônibus

O secretário municipal de Transportes se reuniu na manhã desta quinta-feira com o conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), Edson Simões, para discutir detalhes da licitação de ônibus da cidade de São Paulo.

O edital da licitação está em consulta pública até o dia 9 de agosto.

“Nós estamos fazendo um roteiro de reuniões com a área técnica da SPTrans e do Tribunal de Contas do Município. Vamos fazer se for necessário com os membros da Procuradoria Geral do Município pra que mais pessoas possam estar interadas de uma licitação que é bastante técnica, com o Ministério Público e se precisar também com o Tribunal de Justiça”, afirmou Tatto.

Segundo o secretário a preocupação da secretaria é tirar dúvidas dos respectivos órgãos e aperfeiçoar o edital antes da publicação.

A medida da Prefeitura também pode ser vista como prevenção já que o TCM pode barrar a licitação. “Esclarecer é bom e fazer diálogo com esses órgãos é melhor que o confronto”, justificou.

Fonte: G1