Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à central FORÇA SINDICAL - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Macedo CEP: 07112-020 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (Mtb.18.447-SP)

Diretora do Departamento de Higiene fala sobre a prevenção à dengue
Rogério Gaspar (da Redação do Informequim)

Regina Lúcia Laudari é diretora do Departamento de Higiene e Prevenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos. À frente do departamento desde 15 de Janeiro de 2001, em entrevista ao Informequim, ela nos conta o que a prefeitura vem fazendo nesse período para combater o mosquito e como a população pode ajudar.

Informequim- A prefeitura de Guarulhos já tinha algum projeto de combate à dengue ou este projeto foi criado após o surgimento dos primeiros casos?
Regina Lúcia Laudari - Desde 1998, até 97 acredito, que os municípios todos têm recebido recursos, através do Programa de Erradicação do Aedes (aegypti), para fazerem as atividades para erradicar o mosquito. Através do Ministério da Saúde e também da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, esse programa de erradicação do aedes já estava sendo desenvolvido pelos municípios. Alguns desenvolveram mais, outros desenvolveram menos.

Em Guarulhos desde 1990, 2000, que esses recursos do ministério foram aplicados pelo município através da contratação de agentes de controle de vetores, na compra de viaturas e começou-se a trabalhar nas áreas de risco para identificação e controle do mosquito. Existiam poucos mosquitos na época, mas trabalhava-se para que continuasse sem o aedes aegypti.

No ano passado, 2001, aumentou a infestação em vários municípios. E nós aqui em Guarulhos conseguimos ter poucos casos. Nós tivemos 11 casos que as pessoas se infectaram aqui mesmo e mais 46 importados, totalizando 57 casos.

E nesses 11 casos que as pessoas se infectaram aqui, foi no bairro de Cumbica. E nós acreditamos que foi por conta das transportadoras.

Não é que elas são as culpadas especificamente. Mas todo o tráfico de caminhões, a rodovia Presidente Dutra, a Fernão Dias e as demais. O mosquito vem. E ele vem de várias formas: primeiro ele vôa, uns cem metros sozinho, sem interferência. Depois com o vento ele acaba sendo transportado mais longe. Se ele vem no caminhão, ou dentro da cabine, ele anda quilômetros, ele é transportado a distâncias maiores.

Informequim – E como se dá a infestação?
Você tem o mosquito fêmea que faz o depósito do ovo nas paredes de qualquer recipiente, de preferência em local escuro na sombra. Quando esse ovo encontra a água, ele eclode, ou seja, ele se transforma em larva, em pupa e em alado e ai você tem o começo de infestação. E nós não tínhamos antes, então todos os pontos que nós detectamos o mosquito aedes aegypti, eram aqueles que pelo estudo epidemiológico nós achávamos que poderia aparecer.

Todas as semanas nós voltamos aos mesmos locais, se encontrarmos um, vamos tratar aquele foco, encontra-se outro, vamos tratar o outro. Mas os mosquitos voam e você acaba tendo uma infestação maior.

E não adianta Guarulhos trabalhar direito se os municípios vizinhos não trabalham, porque o mosquito não vê barreiras. Com o número de casos em Minas, nós temos a rodovia Fernão Dias, com casos no Rio de Janeiro. E já no ano passado houve uma epidemia muito importante em Santos, em toda a baixada santista, e com isso vem mosquito em porta-malas de carro.

Porém se o mosquito não encontrar condições de botar os ovos, depois de 30 dias ele morre. Agora, se ele encontrar condições para botar o ovo que fica viável por um ano, a infestação pode acontecer. Sendo assim, muitas vezes a infestação maior que estamos tendo hoje, podem ser de ovos que foram depositados pelas fêmeas, ano passado.

Informequim – E quanto tempo demora esta incubação, do momento em que o ovo encontra a água, até, ele virar mosquito?
Regina Lúcia Laudari
– Em torno de 7 dias, e é por isso que as campanhas pedem a limpeza dos recipientes ao menos uma vez por semana. E ai não é só a limpeza da água, não é só trocar a água. É trocar a água e limpar o recipiente, ou jogar fora se você não for reutilizar o recipiente. E se for algo que você não vai jogar fora, como um vaso de flores, é preciso limpar toda semana por que aí você tira o ovo de lá.

Informequim – Então, não adianta só trocar a água?
Regina Lúcia Laudari
– Não, pois neste caso você só estará renovando a água para o mosquito. No caso dos pratos para plantas, por exemplo, as pessoas costumam colocar um pouco de areia no fundo, mas isso também não adianta, é necessário cobrir todo o prato com areia, ele tem que ficar completamente coberto, sem nenhuma possibilidade de empossar água. Se ficar água por cima da areia, ovo se desenvolve.

Informequim – E qual é o número de casos de dengue em Guarulhos?
Regina Lúcia Laudari
– Os últimos números que eu tenho são de 21 de março às 18h30min (a entrevista foi realizada no dia 23/03). Nós temos em Guarulhos 73 casos no total, 57 importados, 14 daqui e dois que ainda estão em investigação. Nenhum de dengue hemorrágica, graças a Deus.

Informequim – E quanto vem sendo investido neste ano contra a dengue?
Regina Lúcia Laudari
– Nós temos um investimento que vem desde o ano passado pelo Fundo Municipal de Saúde e foi aplicado na contratação de 100 agentes de controle de vetores, 10 inspetores de agentes de controle de vetores, mais três educadoras de saúde pública. Temos as viaturas que já haviam sido compradas em 2000, agora neste ano, em 25 de janeiro de 2002 recebemos do Ministério da Saúde mais cinco viaturas . Fizemos três arrastões de limpeza. E o mais importante deste trabalho todo é o trabalho de rotina. Que é visitando as pessoas, casa a casa, retornando depois de um mês para ver se ela continua sem ter o criadouro ou larva do aedes aegypti. A estimativa de valor por ano, só do pessoal, é de R$ 500 mil. Fora maquinário, viatura, gasolina e todo o gasto com divulgação.
ANO XVI - Nº 69
ABR/MAIO DE 2002



EDITORIAL
É hora do povo dar o troco!
Expediente
SINDICATO EM AÇÃO
Finoplastic continua cometendo crime contra a organização do trabalho
L2 promete solucionar problemas
Plastifoz, Dryco e Seriac regularizam PLR
Furp esclarece dúvidas
Investigação na Majestic
Funcionário acusa a Stiefel
Orema nega acusação
Libson foge do Sindicato
Sun Chimical promete equiparar benefícios
Sindicato regulariza homologações da Tecnopoli e Filtertec
Plasfine está demitindo
SAÚDE E SEGURANÇA
Diretora do Departamento de Higiene fala sobre a prevenção à dengue
Filtertek tem eleição da CIPA
Funcionário da Hot Line elegem Cipa
Eleições de CIPAS em abril e maio
Sindicato na luta por acordos de PLR nas empresas
Saint Gobain muda plano de saúde e desagrada trabalhadores
GERAL
Força Sindical prepara grande festa para comemorar Dia do Trabalho em Guarulhos
Saiba mais sobre a grande comemoração!
População avalia governo FHC
Consumidor economizou energia e governo quer cobrar conta
Sucessão presidencial embola com desistência de Roseana Sarney
Reginaldo Sena volta ao sindicato
Prazo para troca de domicílio eleitoral ou inscrição de novos eleitores até o dia 8 de maio
Encontro do BID em Fortaleza decide sobre investimentos na América Latina
O que é o BID ?
SECRETARIA DE TURISMO E PROCON: Asssume Dr. Waldemar Luiz Tenório de Lima
DISQUE DENÚNCIA: Qualquer informação que possa ajudar na solução de algum crime, ligue para: 0800-15-63-15 (24 horas) ou 6463-3192 (segunda à sexta, das 10h às 18h) NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR!
Prefeitura de Guarulhos – problemas persistem
Disque denúncia: mais um serviço para o cidadão
Baruel realiza Semana do Meio Ambiente
Mães de alunas do Projeto Voleibol da Secretaria de Esportes querem mais segurança
Renner doa equipamentos para obras sociais da Igreja Renascer
ESPAÇO DA REGIONAL DA FORÇA SINDICAL
Força Guarulhos luta por passarela na Dutra em frente a NEC
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
Continua em pleno funcionamento o Núcleo de Conciliação Prévia
ASSOCIADOS
Encontro de Cipeiros
Atenção : Novo Horário dos Cabeleireiros das 9h às 19
Porque tornar-se sócio voluntário
IMPRIMA a Ficha de Associação ao Sincidato
JURÍDICO
Aposentadoria por invalidez: como funciona este benefício

FOTOS do CLUBE DE CAMPO e COLÔNIA DE FÉRIAS DO SINDICATO

NOSSOS ANUNCIANTES
· Página Principal · O que é o Sindicato · Diretoria · Conv. Coletiva da Categoria · Conv. Coletiva de Injetoras ·
· Serviços aos Associados · Associe-se já! · Notícias · INFORMEQUIM · Fale Conosco! ·