Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à central FORÇA SINDICAL - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Macedo CEP: 07112-020 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (Mtb.18.447-SP)

É hora do povo dar o troco!
Estamos chegando próximos a mais um aniversário do Plano Real – oito anos – e o panorama social e econômico do país continua piorando.

O desemprego chegou a casa dos mais de 1,4 milhão de trabalhadores só na Grande São Paulo segundo os últimos dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos). O governo federal parece que se contentou com a atual situação, pois não demonstra o menor interesse em discutir e tentar resolver o problema social no país. Ao contrário, os discursos de Fernando Henrique Cardoso parecem ser feitos com base em um outro país, tal a discrepância entre o sorriso otimista do presidente e a dura realidade das ruas povoadas de desempregados e miseráveis.

O movimento sindical, em todos estes anos, apresentou propostas para atacar o problema. Exemplos: mais investimentos para a indústria, redução da jornada de trabalho, ampliação da cobertura do seguro-desemprego, redução das taxas de juros, entre outras. Não se pode acusar o movimento sindical, como costuma fazer o presidente em relação aos seus opositores, de não ter propostas.

Durante boa parte do seu mandato, o presidente se preocupou com duas coisas: viajar ao exterior, fazendo discursos sem nenhuma relação com a realidade brasileira; e esforçar-se para aprovar a emenda constitucional que instituiu a reeleição em 1998, medida que beneficiava ele mesmo.

Agora, às vésperas da eleição, o governo gasta rios de dinheiro público para enganar a população de que os “oito anos de Real” foram benéficos para o país. Uma mentira escandalosa que só tem objetivos eleitoreiros.

Este ano é hora dos trabalhadores darem o troco. As eleições estão aí e é o momento da sociedade manifestar o seu repúdio a esta política econômica desastrosa do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Toninho Silvan (presidente)
ANO XVI - Nº 69
ABR/MAIO DE 2002

EDITORIAL
É hora do povo dar o troco!
SINDICATO EM AÇÃO
Finoplastic continua cometendo crime contra a organização do trabalho
L2 promete solucionar problemas
Plastifoz, Dryco e Seriac regularizam PLR
Furp esclarece dúvidas
Investigação na Majestic
Funcionário acusa a Stiefel
Orema nega acusação
Libson foge do Sindicato
Sun Chimical promete equiparar benefícios
Sindicato regulariza homologações da Tecnopoli e Filtertec
Plasfine está demitindo
SAÚDE E SEGURANÇA
Diretora do Departamento de Higiene fala sobre a prevenção à dengue
Filtertek tem eleição da CIPA
Funcionário da Hot Line elegem Cipa
Eleições de CIPAS em abril e maio
Sindicato na luta por acordos de PLR nas empresas
Saint Gobain muda plano de saúde e desagrada trabalhadores
GERAL
Força Sindical prepara grande festa para comemorar Dia do Trabalho em Guarulhos
Saiba mais sobre a grande comemoração!
População avalia governo FHC
Consumidor economizou energia e governo quer cobrar conta
Sucessão presidencial embola com desistência de Roseana Sarney
Reginaldo Sena volta ao sindicato
Prazo para troca de domicílio eleitoral ou inscrição de novos eleitores até o dia 8 de maio
Encontro do BID em Fortaleza decide sobre investimentos na América Latina
O que é o BID ?
SECRETARIA DE TURISMO E PROCON: Asssume Dr. Waldemar Luiz Tenório de Lima
DISQUE DENÚNCIA: Qualquer informação que possa ajudar na solução de algum crime, ligue para: 0800-15-63-15 (24 horas) ou 6463-3192 (segunda à sexta, das 10h às 18h) NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR!
Prefeitura de Guarulhos – problemas persistem
Disque denúncia: mais um serviço para o cidadão
Baruel realiza Semana do Meio Ambiente
Mães de alunas do Projeto Voleibol da Secretaria de Esportes querem mais segurança