No dia 30 de novembro, a diretoria e assessores do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos participaram de  audiência pública da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para debater o financiamento sindical.

A Comissão visa elaborar um projeto de lei que resolva, em definitivo, a regulamentação das contribuições aos sindicatos.

O evento realizado na Assembleia Legislativa em São Paulo  reuniu dirigentes sindicais de diferentes categorias. Os químicos estavam representados por representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

Para Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, a regulamentação da contribuição assistencial é a garantia de autonomia dos Sindicatos na busca por direitos dos trabalhadores. “A aprovação e regulamentação da contribuição dão mais segurança aos trabalhadores que sabem que os recursos são bem aplicados em infraestrutura”.

“Acredito que poderemos formular uma lei, que tenha a aprovação dos trabalhadores e que visa garantir o aumento da representatividade e poder do movimento sindical”, declara o deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, (Solidariedade-SP), presidente da comissão. O deputado Adalberto Galvão, Bebeto, (PSB-BA) é o relator.

A Comissão ouviu também a opinião de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

timthumb