O Banco Central – BC baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (COPOM) reduziu hoje, 6 de setembro,  a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano.

“A queda da Selic precisa ser mais ágil. A classe trabalhadora,  devastada pelo crescente e assustador número de desempregados,   – aproximadamente 14 milhões -, clama por medidas mais ousadas e que promovam o crescimento mais rápido da economia, com  queda da inflação e desenvolvimento social e econômico”, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ – Confederação  Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico

Apesar da queda, a oitava seguida, a taxa Selic  no patamar em que se apresenta é um tanto quanto desonesta perante a sociedade brasileira que soma esforços para manter a economia em movimento, pois não permite o crédito para investimentos e para a  produção e reduz o consumo das famílias.

Ação da classe trabalhadora

Neste sentido,  na próxima terça-feira, 12 de setembro, a Força Sindical e as demais centrais sindicais, junto com representantes da Fiesp, se reunirão com o presidente Michel Temer, em Brasília.

Os representantes dos trabalhadores vão entregar  um documento com propostas para a retomada da economia e a geração de emprego.