No dia 20 de fevereiro, o Sindiquímicos, representado pelos diretores Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Valdemir José dos Santos, Pio, participaram da Audiência Pública sobre o lançamento da 22ª edição do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida e da Recomendação 200 da OIT, na Assembleia Legislativa.

Nesta edição, o evento ganhou um novo formato que, – em iniciativa inédita união as Centrais – Força Sindical, UGT e Nova Central e seus Sindicatos filiados –, ganhou o apoio do deputado estadual Ramalho da Construção.

João Scaboli, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, secretário-adjunto de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical e idealizador do projeto, se diz feliz com a nova proposta que une as centrais e traz a Recomendação 200 da OIT sobre o HIV e a AIDS e o Mundo do Trabalho. “Queremos que o  Brasil adote a Recomendação, que se encontra na Casa Civil, e assim levar a prevenção do HIV e a AIDS para os ambientes de trabalho, em todos ao âmbitos da sociedade, bem como adotar medidas que assegurem o direito ao emprego, ao tratamento”.

Nelsão destaca: “Esta iniciativa das Centrais fortalece esta ação e conscientização dos trabalhadores e  que já consta do calendário dos Sindicatos filiados à Força e que agora será disseminada por outras categorias”.

Na  Audiência Pública foi apresentado um histórico do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida, também foram elencadas as cláusulas trabalhistas e acordos coletivos que tratam do tema e asseguram o direito dos trabalhadores e recomendações contra o preconceito.

A Recomendação 200 da OIT sobre o HIV e AIDS e o mundo do trabalho destaca a doença como um dos maiores obstáculos para o alcance do trabalho decente e o desenvolvimento sustentável, com a adoção de políticas e programas de prevenção, tratamento, atenção e apoio no meio ambiente de trabalho.

No evento, os diretores do Sindiquímicos estavam acompanhados de Paulla Roberta, assistente do departamento de Saúde da entidade.

Além dos Sindicatos, Federações e Confederações, participaram representantes dos movimentos sociais, Diesat e  DIEESE.

Audiencia 4