O  Sindiquímicos apoia  a  campanha Outubro Rosa de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento sindical aderiu a esta campanha e o Sindiquímicos conclama a participação de todos. Esta campanha visa informar e conscientizar mulheres sobre a relevância na  periodicidade do exame e do autoexame, pois quando detectado no início, as chances de cura são muito grandes.

“A informação sobre a doença e a indicação de como preveni-la, com autoexame, exames periódicos e o cuidado são de suma importância para que as trabalhadoras mantenham sua saúde em dia.  A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados no combate à doença”, ressalta Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos.

As diretoras do Sindiquímicos reafirmam a importância da campanha. “As campanhas  de conscientização ajudarão a sensibilizar e mobilizar mulheres sobre a importância de se cuidar, afinal, a saúde vem em primeiro lugar’,  afirma Neusa Maria Marques, diretora.

“O cuidado com a saúde e prevenção devem ser permanentes, ir além da campanha e ser realizada durante todo o ano. O autoexame e a prevenção ainda são os melhores caminhos”, fala Eliana Ap. Cardoso dos Santos, diretora.

“Participe da campanha de conscientização de prevenção ao câncer de mama.  A descoberta precoce é a garantia de cura da doença. Declare seu amor por você”, Vilma Pereira Pardinho,  diretora do departamento Social/Mulher.

Luiz Carlos Concilho, diretor do departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindiquimicos,  conclama as mulheres  a se prevenirem da doença. “Faça o exame preventivo  e o autoexame”.

Outubro Rosa

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 – INCA)