Retomando a pauta trabalhista nacional e a unidade de ação, as centrais sindicais irão realizar no dia 29 de maio, em todo o país, um ato contra a crise e em defesa dos direitos trabalhistas.

As notícias veiculadas pela imprensa nos últimos dias nos fazem constatar, com extrema preocupação, um alarmante e crescente número de trabalhadores demitidos, em que, somente nos segmentos industriais, mais 50 mil postos de trabalho foram suprimidos.

Os trabalhadores não podem arcar com todas estas consequências, em detrimento ao próprio desenvolvimento nacional. E sendo assim, preocupadas com o andamento da atual política de juros altos, com o desequilíbrio das contas do governo e a crescente redução da atividade econômica, que começou a produzir uma série de estragos, como a corrosão dos rendimentos dos trabalhadores, a elevação do índice de desemprego, visto a redução na cadeia produtiva e declínio das vendas da indústria de transformação e um PIB negativo, os dirigentes da Força Sindical e das demais centrais sindicais, reunidos no dia 11 de maio, reafirmaram o estabelecimento de uma pauta conjunta em defesa do emprego e pela redução dos juros, em combate a recessão, e contra as medidas provisórias (MP 665, que agora esta no Senado, e a MP 664, que já está sendo apreciada na Câmara), que, além de reduzir direitos trabalhistas e previdenciários, dificultam o acesso das pessoas a estes benefícios.

Em relação às discussões sobre a terceirização, as centrais reconheceram os avanços obtidos na Câmara dos Deputados, que asseguram os direitos dos terceirizados, como a garantia do direito a informação e o que estabelece a responsabilidade solidária, e que também garante a representação sindical. Sendo que agora, a Força e as demais centrais firmaram um compromisso de defender estes avanços, bem como a proibição da terceirização nas “atividades-fim”, sendo que com essa unidade podemos avançar ainda mais no Senado.

Ressaltamos essa retomada de união de forças das centrais sindicais em defesa dos direitos trabalhistas e sociais, em beneficio a sociedade brasileira como um todo.

Os Químicos da Força estão nessa Luta. Vamos às ruas no dia 29 de maio, contra a crise e pelo desenvolvimento!

Sergio Luiz Leite, Serginho – Presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e 1º secretário da Força Sindical

Foto e Fonte: FEQUIMFAR