Com a participação de mais de cinquenta representantes das empresas dos setores representados pelo SindiQuímicos de Guarulhos e Região, o Departamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do SindiQuímicos, realizou no dia 14 de Abril o Simpósio sobre Assédio, Lei 14.457/22 e seus Efeitos sobre as CIPAS / Normas de Saúde e Segurança do Trabalho e o e-Social.

Os palestrantes convidados decorreram sobre questões do dia a dia dos trabalhadores e profissionais que atual na área de prevenção do acidente do trabalho e as implicações das NRs, (Normas Regulamentadoras).

Durante a abertura do Simpósio, Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos Guarulhos e Região, enfatizou a importância de discutir os temas envolvidos na Lei 14.457/22. Silvan destacou o trágico acidente ocorrido com um funcionário, na empresa Guarufilme Indústria e Comércio de Embalagens Plásticas. Segundo relatos o trabalhador teve as duas pernas comprometidas, chegando a amputa-las.

O diretor responsável pelo Departamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do SindiQuímicos, Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, celebrou o sucesso do evento que reuniu Técnicos de Segurança do Trabalho, Cipeiros, RH e funcionários de diversas empresas da base. “Continuaremos a promovendo eventos como esse, com temas que colabore para que acidentes sejam evitados e que enriqueçam em conhecimento os profissionais que atuam na prevenção”.

Depoimentos

Na avalição da participante Andrea Campos Fabbri, Analista de RH da Furp, (Fundação para o Remédio Popular é o laboratório farmacêutico do Governo do Estado de São Paulo), o tema é de grande importância e, muito ajuda o profissional a ter uma clareza de como proceder nestas questões.

O Químico responsável, Eduardo Bonavina da Empresa Bera Alta Cosméticos, destacou a abrangência e relevância dos temas, é de como é importantíssimo o Sindicato reunir profissionais e responsáveis da área da saúde e prevenção de acidentes de trabalho.

Gabrielly Guidi, Assistente de RH da Gioplast, declarou ser a primeira vez que participa de um evento desse porte e com um tema tão relevante. Ela ainda destacou a importância de todos estarem atualizados com o tema e difundir na empresa, o que se aprendeu durante o simpósio.

Na opinião de Ana Cláudia, Contábil da Oswaldo Cruz, os palestrantes foram bem didáticos, explicaram com muita clareza cada tópico proposto pela temática do Simpósio.