SindiQuímicos Guarulhos junto com Líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), e dos Sindicatos filiados participada do Seminário de Negociação Coletiva. O encontro realizado nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na Colônia de Férias da Federação em Praia grande traçar os rumos da Campanha Salarial e Social/2023 dos trabalhadores no setor químico, plástico e fertilizantes do estado de São Paulo.

Reivindicação

Reajuste Salarial: Aumento Real de 2%, mais Reposição Integral da Inflação (INPC/IBGE) de Novembro/2022 a Outubro/2023

• Piso Salarial: R$ 2.250,00
  • PLR: 02 pisos salariais
  • Piso Técnico Químico: R$ 3.000,00
  • Cartão alimentação
  • Redução da jornada
  • Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)
  • Saúde e segurança
  • Qualificação profissional
  • Igualdade de oportunidades
  • Trabalho decente
  • Proteção à maternidade
  • Fim do assédio moral e sexual
  • Fortalecimento da estrutura sindical
  • Manutenção e ampliação de direitos sociais e trabalhistas
  • Defesa do emprego
  • Campanha nacional para isentar do pagamento de Imposto de Renda os salários até R$ 5 mil
  • Manutenção de todas Cláusulas Sociais

Setor Plástico de Guarulhos

O SindiQuímicos Guarulhos vem buscando negociar Acordo Coletivo por empresa do setor Plástico desde 2020. E, através do diálogo, o SindiQuímicos Guarulhos já obteve, com sucesso, Acordo Coletivo com mais de 90% das empresas deste setor.
O Acordo Coletivo de Trabalho não só garante o reajuste salarial, como também manutenção da PLR e das cláusulas Sociais.
Trabalhadores (as), a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho tem valor de Lei na Justiça do Trabalho, e, é ela que garante seus direitos tanto econômicos como Social. Qualquer outra forma de negociação, sem o Sindicato dos Trabalhadores não deve ser aceita.
Lembrando que a data-base do Setor Plástico é 1o de Novembro. Reajustes fora da data-base ou abaixo do percentual, é arbitrário e deve ser denunciado ao SindiQuímicos.
Independente de a empresa ter feito os reajustes no salário, ou feito pagamento de PLR, sem a assinatura do Acordo Coletivo você não tem direito as demais cláusulas, que só o Acordo Coletivo pode te garantir.