Diante das reivindicações dos trabalhadores, a bancada patronal alegou dificuldades financeiras e não apresentou nenhuma proposta.

Dirigentes do Sindiquímicos junto aos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR participaram no dia 20 de outubro da 1ª rodada de Negociação Coletiva do Setor Químico.

Na rodada que aconteceu na sede da FEQUIMFAR, os representantes da bancada patronal, alegando dificuldades financeiras,  não apresentaram nenhuma proposta de reajuste salarial, nem de reposição da inflação pelo INPC e da permanência da cláusula de PLR – Participação nos Lucros e Resultados na Convenção Coletiva.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ reitera: “Temos que nos manter mobilizados e nossa luta é pelo INPC/IBGE do período, salário integral imediato, manutenção da cláusula de PLR, para as empresas que não tem acordos específicos”.

“Até entendemos que o país atravessa um momento político-econômico delicado, em que a tempestade política tem sim um reflexo direto e imediato na economia, mas também esperamos que esta turbulência político-partidária mais o desemprego de mais de 12 milhões de brasileiros, ainda que se mantenha por mais tempo, minimize os seus efeitos negativos na vida do país, afinal, temos um mercado em funcionamento e com sinais de recuperação, com empresas trabalhando em sistema extraordinário para atender as demandas, o que já são indícios de que as coisas estão caminhando, portanto, é inaceitável o comportamento da bancada patronal em querer atribuir ao trabalhador a fatura dos resultados que eles afirmam ser negativos”.

Silvan conclama os trabalhadores a se manterem unidos e mobilizados: “Não permitiremos que os direitos dos trabalhadores conquistados em negociação coletiva sejam retirados. Só nos resta estarmos preparados para resistir ao ataque aos direitos dos trabalhadores. Nossa luta continua”.

Principais Reivindicações da Categoria:

• Reajuste: 2% de aumento real mais INPC do período
  • Piso de R$ 1.550,00
  • Piso para técnico de R$ 2.100,00
  • PLR no valor de 2 salários normativos

A segunda rodada está agendada para o final do mês.

“A mobilização da FEQUIMFAR e de seus Sindicatos filiados continua, e  vai  aumentar cada vez mais. Os Químicos estão na luta pelo reajuste, e em defesa do emprego e de seus direitos”, declarou  Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da  FEQUIMFAR.

Foto: FEQUIMFAR